Airbus entrega o primeiro A321XLR para a Iberia

Aeronave de fuselagem estreita de ultra longo alcance deve decolar de Hamburgo para Madri nesta quarta-feira e estrear em voos comerciais na próxima semana
O primeiro A321XLR da Iberia decola de Hamburgo
O primeiro A321XLR da Iberia decola de Hamburgo

Após vários adiamentos, a Airbus entregou o primeiro A321XLR do mundo, para a espanhola Iberia, nesta quarta-feira, 30.

Segundo dados do FlightRadar24, a aeronave de matrícula EC-OIL decolará de Hamburgo, na Alemanha, para Madri, na Espanha, por volta de 16h00, possivelmente após uma breve cerimônia de entrega.

Com alcance recorde de 8.700 km, o A321XLR é o jato de fuselagem estreita com a maior autonomia para um bimotor. No passado, apenas quadrijatos como o Boeing 707 ou o McDonnell Douglas DC-8 podiam voar tão longe.

A despeito do atraso no programa, que deveria ter entregue a primeira aeronave em 2023, a Iberia planeja colocar seu primeiro A321XLR em serviço já na semana que vem.

O EC-OIL durante a entrega à Iberia (Airbus)
O EC-OIL durante a entrega à Iberia (Airbus)

“Estamos muito orgulhosos de ser a companhia aérea de lançamento desta nova aeronave Airbus. O A321XLR nos permitirá alcançar novos destinos, operando rotas transoceânicas e fazendo isso de forma mais eficiente”, disse Marco Sansavini, CEO e Chairman da Iberia.

Inicialmente, a aeronave de 182 assentos voará de Madri para Paris (Charles de Gaulle) entre 5 e 13 de novembro. Só então o A321XLR estreará a rota transatlântica para Boston, nos EUA, em 14 de novembro.

Mais de 500 pedidos

O A321XLR foi lançado em junho de 2019 após o bem sucedido A321LR, uma variante de longa distância.

A Airbus aproveitou um espaço no porão traseiro da fuselagem para instalar um novo tanque de combustível que permitiu o aumento do alcance.

LATAM A321XLR
LATAM espera receber primeiro A321XLR em 2025 (Airbus)

Mas a variante exigiu outras mudanças como reforço dos trens de pouso, alteração nas superfícies de controle e uma carenagem maior na barriga da aeronave, para proteger o tanque extra em caso de toque na pista.

A Airbus não revela exatamente quantos A321XLR foram encomendados, mas informou anteriormente ter mais de 500 pedidos pelo modelo, incluindo a LATAM.

Por enquanto apenas a variante com motores CFM Leap-1 foi certificada. O A321XLR com o problemático turbofan Pratt & Whitney GTF tem previsão de ser aprovado no início de 2025.

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