Aparentemente o A380 está ficando apertado. A Airbus anunciou nesta terça-feira (4), na feira Aircraft Interior Expo (AIX), na Alemanha, uma opção de configuração inédita de cabine para o avião gigante, a “New Forward Stairs” (Novas Escadas para Frente). O novo esquema permite acrescentar mais 80 assentos no interior da aeronave, o que segundo a Airbus pode trazer “receitas adicionais significativas” às companhias aéreas que optarem pela novidade.
A fórmula para acrescentar mais assentos no A380 é alcançada modificando os acessos ao segundo andar da cabine. Em vez de sultuosas escadarias, posicionadas na frente e no fundo da aeronave, a Airbus propõe utilizar escadas com desenhos mais simples e que ocupam menos espaço no interior do avião.
“Este novo pacote para os nossos clientes do A380 é uma forma inteligente de satisfazer as necessidades das companhias aéreas, melhorando a economia da aeronave com receitas adicionais e inovando no conforto dos passageiros”, afirmou Kiran Raio, vice-presidente de estratégia e marketing da Airbus.
“Apenas o A380 tem o potencial de desenvolvimento para resolver eficientemente o problema do aumento do congestionamento nos grandes aeroportos. A aeronave também pode servir mercados de rápido crescimento e aeroportos regionais de companhias aéreas, por isso estamos adaptando a aeronave para atender às necessidades do mercado em constante evolução”, disse Raio.
Gigante
Atual maior avião comercial do mundo, o A380 pode ser configurado para transportar quase 900 passageiros, caso fosse equipado apenas com classe econômica de assentos. Essa opção, porém, nunca foi adquirida por nenhuma das 13 companhias aéreas que voam com o aparelho.
Normalmente, a configuração típica da aeronave, como nos modelos que voam com as cores da Air France e Emirates Airlines, transportam entre 480 e 520 passageiros, distribuídos em classes econômica, executiva, primeira classe e até mesmo suítes privadas.
Veja mais: Emirates já planeja usar A380 com maior capacidade no Brasil