A Airbus realizou nesta semana o Airbus Summit, evento em que apresentou vários de seus projetos em busca de sustentabilidade.
Entre as novidades expostas, há dois programas voltados a revolucionar a forma como são concebidas e construídas as asas dos seus futuros aviões.
O primeiro projeto é uma aeronave demonstradora de tecnologia baseada num jato executivo Cessna Citation VII e que será equipado com várias inovações em suas asas de alta relação de aspecto.
A Airbus não explicou claramente como funcionará a asa revolucionária, mas afirmou que ela testará diversas tecnologias como sensores de rajada, spoilers perpendiculares e bordo de fuga que serão capazes de ter sua superfície alterada dinamicamente.
“Semelhante à forma como a águia voa, adaptando o formato, a envergadura e a superfície de suas asas e penas, este demonstrador permite maior eficiência de vôo”, explicou o comunicado.
O avião demonstrador está sob os cuidados da Airbus UpNext, uma subsidiária criada pela empresa para dar andamento a projetos avançados em ritmo avançado. A Airbus, no entanto, não revelou quando o Citation VII realizará seu primeiro voo.
Asa ecológica
O outro programa revelado na quarta-feira é o “Wing of Tomorrow” (Asas do Amanhã), que consiste em avaliar novas tecnologias em aerodinâmica e arquitetura, além de materiais compostos, na fabricação de asas aprimoradas.
O primeiro conjunto de testes de três previstos foi concluído, segundo a Airbus. Ele será usado para entender a integração de sistemas enqunto os outros dois servirão como referências em relação ao projeto e à fabricação em escala.
“A tecnologia de asa de alto desempenho é uma das várias soluções – junto com combustíveis de aviação sustentáveis e hidrogênio – que podemos implementar para contribuir com a ambição de descarbonização da aviação”, disse Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus.
Os três demonstradores de asas testarão mais de 100 novas tecnologias voltadas a novas técnicas de fabricação e montagem com o objetivo de tornar a aviação mais sustentável.