Airbus quer usar o novo cargueiro BelugaXL em voos transatlânticos

Fabricante europeu está em busca da aprovação ETOPS para operar voos de longa distância com o novo BelugaXL
Airbus BelugaXL
O BelugaXL é baseado no jato comercial A330-200 (Airbus)

A Airbus está em busca da aprovação ETOPS (operações estendidas com bimotores) para seu novo cargueiro de grande porte BelugaXL. O intuito da fabricante é oferecer suporte a serviços comerciais envolvendo voos de longo alcance sobre o mar.

O plano foi revelado nesta semana por Pascal Vialleton, engenheiro-chefe do BelugaXL, durante um evento da Royal Aeronautical Society, no Reino Unido.

O grupo europeu já construiu três exemplares do novo Beluga de um total de seis aparelhos planejados. Segundo Vialleton, os dois últimos modelos terão aprovação ETOPS de 180 minutos – tempo que o avião pode permanecer voando com apenas um motor e seguir até um aeroporto alternativo.

O engenheiro da Airbus disse que os dois BelugaXL com alcance estendido devem entrar em serviço em 2022 e 2023. Ele afirmou que os cargueiros poderão realizar voos transatlânticos, apontando para a possibilidade de transportar satélites para centros de lançamento nos EUA.

Segundo dados da fabricante, o BelugaXL tem alcance de 4.300 km com carga máxima.

Super-transportador

O BelugaXL é uma parte essencial na cadeia logística da Airbus, que utiliza o exótico cargueiro no transporte de componentes entre suas fábricas e de outros fornecedores pela Europa. O novo modelo, baseado no jato comercial A330-200, é o sucessor do BelugaST, que por sua vez é uma variante do A300-600.

O Beluga ST é operado pela Airbus desde 1995 (Airbus)
Baseado no A300, o BelugaST é operado pela Airbus desde 1995 (Airbus)

O novo cargueiro da Airbus é sete metros mais longo que e um metro mais largo que o primeiro Beluga. De acordo com a fabricante, essa diferença elevou a capacidade de carga para 51 toneladas, 22% a mais que o modelo anterior (que comporta até 40 toneladas). O formato especial da aeronave com uma grande porta de carga acima da cabine de comando permite o embarque de asas inteiras e grandes seções de fuselagens.

A Airbus iniciou o programa BelugaXL em novembro de 2014. O primeiro modelo fez seu voo inaugural em 19 de julho de 2018 e no mês passado ele completou um ano de operações.

Antes de transportar componentes aeronáuticos com o BelugaST e o novo BelugaXL, a Airbus cumpria essa mesma função com uma frota de Super Guppy, cargueiro quadrimotor turboélice desenvolvido pela Boeing na década de 1960.

O Boeing Super Guppy já foi peça fundamental na cadeia produtiva da Airbus (Michel Gilliand/Wikimedia)
O Boeing Super Guppy já foi peça fundamental na cadeia produtiva da Airbus (Michel Gilliand/Wikimedia)

Veja mais: Airbus avança na produção do primeiro A321XLR

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