Airbus reage à Embraer com proposta para 84 jatos para cia aérea polonesa

Fabricante europeia quer vender jatos A220-100 e A220-300 para substituir modelos da Embraer e diz que investe mais na Polônia
Airbus A220-300
Airbus A220-300 (Steve)

A Airbus reagiu à investida da Embraer para levar um grande pedido da LOT Polish Airlines, maior companhia aérea da Polônia.

Para isso a empresa europeia entregou uma proposta para vender 84 aeronaves A220 para a LOT, revelou Benoit de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de vendas da divisão de aeronaves comerciais da Airbus.

A oferta inclui as versões A220-100 (120 assentos) e A220-300 (160 assentos), disse o executivo, que previu que as entregas poderão ter início já em 2026 ou 2027 e se estender até 2030.

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A estatal LOT está há anos avaliando um grande pedido de aeronaves de até 150 assentos, que é disputado pela Airbus e a Embraer.

Primeiro jato E195-E2 da LOT (Krystian Truszkowski)

A fabricante brasileira, que fornece a maior parte da frota da empresa aérea polonesa (47 dos 86 aviões), tenta vender a família E2 para substituir os E-Jets hoje em operação.

Três E195-E2 são usados pela LOT desde o ano passado em regime de leasing. Eles são configurados com 136 assentos em classe única, mas a Embraer também tem em seu portfólio o E190-E2, que pode levar cerca de 112 passageiros.

Promessas de investimentos locais

A declaração de Saint-Exupéry ocorre dias após a cúpula da Embraer visitar a Polônia para prometer investimentos maciços na indústria local caso vença não só a concorrência da LOT como também conquiste um pedido das Forças Armadas Polonesas pelo cargueiro militar C-390 Millennium.

A Airbus colocou as duas versões do A220 no pacote (Airbus)

O executivo da Airbus salientou que o grupo já emprega 850 pessoas e investe US$ 500 milhões por ano na Polônia, em resposta aos gastos de US$ 30 milhões da rival.

Segundo o jornal Le Monde, Guillaume Faury, CEO da Airbus, planeja fazer uma visita à Polônia, como resposta à aproximação da Embraer.

Fabricando na América do Norte, o A220 nasceu do projeto C Series, da Bombardier, e é uma aeronave maior e com maior alcance que os E2.

Acordo com instituto de pesquisas polonês foi assinado nesta terça, 11
A Embraer busca se aproximar da indústria polonesa para fechar negócios (Embraer)

A LOT, no entanto, não opera nenhum modelo da Airbus, o que significaria um grande investimento em treinamento e suporte para essas aeronaves.

Ambos os concorrentes são equipados com o motor Pratt & Whitney GTF, que tem passado por um extenso recall e deixado várias aeroanves no solo.

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