A Airbus realizou o primeiro voo com um A380 utilizando combustível de aviação 100% sustentável (SAF na sigla em inglês) na sexta-feira, 25, em Toulouse, na França.
A aeronave escolhida para a experiência foi o A380 “MSN 1”, o primeiro a ser produzido em série, que ficou no ar por três horas com um dos motores alimentado por um combustível baseado em resíduos de gordura e óleo de cozinha usado. Nesta terça-feira, 29 de março, o A380 voltará a voar para testes de decolagem e pouso com SAF.
A Airbus já havia realizado voos com 100% de SAF utilizando um A350-900 em março de 2021 e também um A319neo em outubro do ano passado. Segundo a companhia, todas as suas aeronaves são certificadas para voar com uma mistura de até 50% de combustível de aviação sustentável. A meta é obter a aprovação para uso de SAF pleno até o final da década.
O A380 MSN 1 foi escolhido pela Airbus como base para iniciativas sustentáveis. A imensa aeronave será usada como “laboratório voador” para o sistema de propulsão a hidrogênio que a empresa está desenvolvendo.
Batizado de Demonstrador ZEROe, o jato de quatro motores será equipado com um quinto motor turbofan adaptado para usar hidrogênio líquido e que será instalado num suporte na parte traseira da fuselagem.