A Airbus confirmou ter rescindido um contrato de venda de 50 A321neo para a Qatar Airways, afirmou um porta-voz da empresa a Bloomberg News.
“Confirmamos que rescindimos o contrato de 50 A321s com a Qatar Airways de acordo com nossos direitos”, disse o representante da empresa, sem explicar os motivos.
A decisão de romper o acordo com a companhia aérea do Oriente Médio foi anunciada durante uma audiência na Alta Corte do Reino Unido em Londres nesta quinta-feira, segundo fontes da Reuters.
A Qatar Airways e a Airbus estão em meio a uma disputa judicial a respeito de problemas de degradação da pintura de 21 de seus A350. A companhia aérea acusa a fabricante de não reconhecer a gravidade do caso e não tomar atitudes para resolvê-lo.
Por conta do impasse, a Qatar retirou as aeronaves de serviço por acreditar existir riscos em relação à segurança, o que a Airbus nega veementemente.
O pedido de 50 A321neo foi feito pela Qatar em 2017 e que foi modificado em 2019 para incluir a variante A321neo LR, de longo alcance. Os modelos são do tipo ACF, com configuração mais maleável a fim de atender a vários tipos de rotas.
O primeiro A321neo da Qatar seria entregue em fevereiro de 2023 e a empresa teria deixado claro que irá exigir o cumprimento do contrato.
Aeronave mais bem vendida da Airbus em anos recentes, o A321neo tem uma longa fila de espera, tornando os slots ocupados pela Qatar na linha de montagem bastante atraentes para outros clientes.
Airbus esta errada pois o A350 tem mesmo um problema serio na pintura e vai se ferrar com este cancelamento de contrato ! ta entregando um cliente fiel de volta para a BOEING ! isto nao eh maneira de tratar um cliente em nenhum lugar do mundo !