O novo cargueiro Airbus Beluga XL está quase pronto para voar. A fabricante revelou na sexta-feira (6) a primeira imagem da aeronave com os motores turbofan Rolls-Royce Trent 700 instalados (mesmo motor do jato comercial A330). De acordo com a Airbus, os primeiros testes de voo com o modelo serão iniciados durante o verão europeu, que começa em junho.
A aeronave vista na imagem ainda precisa receber os winglets, dispositivos aerodinâmicos que ficam nas pontas das asas, tarefa que precisa ser executada fora do hangar de construção. O prédio onde o Beluga XL é montado comporta duas aeronaves, porém é muito estreito para a instalação do componente. O cargueiro está sendo produzido na fábrica da Airbus em Toulouse, na França.
Baseado no jato comercial A330-200, o Beluga XL é projetado para transportar uma carga útil de até 53 toneladas. Essa capacidade é 12,7% superior a do Beluga atual, que por sua vez é baseado no antigo A300, o primeiro avião comercial desenvolvido pela Airbus na década de 1970.
Dois Beluga XL serão entregues à operadora de logística da Airbus, a ATI (Airbus Transport International), no próximo ano. Ao todo serão construídos cinco unidades do novo cargueiro até 2022.
Super-transportador
O programa Beluga XL foi lançado em novembro de 2014 para atender aos novos requisitos de transporte logístico da Airbus. O novo modelo tem seis metros a mais de comprimento, é um metro mais largo e capaz de transportar mais seis toneladas comparado ao Beluga ST, cargueiro baseado no A300 que vem sendo peça fundamental da cadeia de produção do grupo Airbus desde 1995.
Um dos requisitos que o projeto do Beluga XL precisa atender é a capacidade de transportar as duas asas do A350 de um só vez, em vez de uma única seção, como acontece atualmente com o Beluga ST. A Airbus conta atualmente com cinco cargueiros desse tipo, que serão substituídos a partir de 2019 com a chegada do novo modelo.
Antes de transportar componentes de outros aviões com o Beluga ST, a Airbus cumpria essa mesma função com uma frota de Super Guppy, cargueiro quadrimotor turbo-hélice desenvolvido pela Boeing na década de 1960. Com o desenvolvimento de aeronaves com portes cada vez maiores, um cargueiro de maior capacidade foi necessário, situação que volta a se repetir com a exigência do Beluga XL.
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