“Airbus russo”: entregas do Irkut MC-21 podem começar em 2021

Aeronave do grupo estatal UAC é a proposta da Rússia para competir contra a dupla Airbus A320 e Boeing 737
(UAC)
O programa de testes do MC-21 está sendo conduzido com a utilização de quatro protótipos (UAC)

A supremacia da dupla Airbus A320 e Boeing 737 na categoria dos jatos narrowbody está com os dias contados. O próximo representante nesse nicho da aviação comercial será o jato russo Irkut MC-21, cujas primeiras entregas podem começar em 2021.

Em entrevista ao jornal Vedemosti, o ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, disse o novo avião produzido no país receberá o certificado de tipo das autoridades russas em 2021, permitindo a introdução da aeronave no mercado até o final do próximo ano.

Antes da pandemia do novo coronavírus chegar a Rússia, a Irkut (parte do grupo estatal United Aicraft Corporation) planejava certificar o jato até o final de 2020 e começar as entregas nos primeiros meses do próximo ano.

“O acesso à Rússia está realmente fechado para especialistas estrangeiros durante o período da pandemia. O movimento em todo o país de participantes russos na cooperação também foi prejudicado. Portanto, esperamos obter o certificado de aprovação de tipo russo aproximadamente em meados de 2021 e (certificado) europeu um ano depois. Nesse caso, poderemos enviar o primeiro avião comercial a um operador no final de 2021”, afirmou Manturov.

A validação do certificado de tipo para o motor russo do MC-21 na Europa, emitido pela EASA, está agendada para o final de 2022, disse o ministro. “O motor (Aviadvigatel) PD-14 já possui o certificado de aprovação de tipo russo. A validação de certificado com a EASA está planejada na virada de 2022. Dois aviões serão envolvidos em testes de voo”, observou o ministro. “A conclusão dos testes de voo do MC-21 com o motor PD-14 está prevista para o segundo trimestre de 2022”, acrescentou.

A primeira versão do MC-21 chegará ao mercado com motores fabricados no Ocidente, o Pratt & Whitney PW1400G. Turbofans dessa mesma série são utilizados, por exemplo, nos jatos Airbus A320neo e nos modelos E2 da Embraer.

“Airbus russo”

O primeiro MC-21 foi apresentado na fábrica da Irkut em Irkutsk, na região da Sibéria, em 8 de junho de 2016 e o voo inaugural aconteceu em 28 de maio de 2017, após um atraso considerável no desenvolvimento da aeronave. O plano dos russos, que lançaram o programa em 2006, era ter o avião concluído e certificado em 2012.

O primeiro protótipo do jato russo MC-21 deve decolar somente em 2017 (UAC)
Rollout do MC-21 em 2016: jato russo está entre os mais avançados da categoria narrowbody (UAC)

O MC-21 é concebido para transportar de 163 a 211 passageiros em voos de até 6.000 km. A fabricante tem hoje 174 pedidos firmes pelo novo jato de empresas da Rússia, Azerbaijão e Egito. O primeiro operador do modelo será a Aeroflot, a maior companhia aérea russa.

Além de abastecer o mercado russo, a Irkut também planeja alcançar mercados do Ocidente com o MC-21, por isso oferece a aeronave com motores Pratt & Whitney, um dos maiores fornecedores da aviação comercial, sobretudo nas regiões com maior tráfego, como Estados Unidos e Europa.

A empresa ainda afirma que a nova aeronave apresenta custos de operação até 15% inferiores comparados aos de modelos tradicionais do segmento, fator que pode atrair companhias aéreas de outros países. Além disso, o MC-21 é mais barato que seus concorrentes, com preço estimado em US$ 91 milhões, enquanto um Airbus A320neo passa dos US$ 110 milhões.

A versão MC-21-300 é capaz de transportar até 211 passageiros em classe única (UAC)

Em termos técnicos, o MC-21 é mais parecido com o A320 do que com o 737. Assim como o jato da Airbus, o modelo da Irkut é equipado com comandos de voo computadorizados (fly-by-wire), enquanto o avião da Boeing ainda utiliza controles mecânicos.

O MC-21-300 é o primeiro modelo de uma família de jatos comerciais que pode ter ainda outras duas opções, com tamanhos e desempenhos diferentes. O segundo modelo será o MC-21-200, projetado para embarcar de 132 a 165 passageiros e com autonomia de 6.400 km. Já a terceira variante é o MC-21-400, para até 230 ocupantes e alcance de 5.000 km.

Veja mais: Air France se despede do Airbus A380

Previous Post
COMAC ARJ21

Três maiores companhias da China recebem seus primeiros jatos ARJ21

Next Post

Embraer entrega primeiro jatinho executivo Phenom 300E

Related Posts