A Airbus teve uma queda considerável nas entregas de aeronaves comerciais em maio, quando enviou a seus clientes apenas 53 jatos, dez a menos que no mesmo mês de 2023.
O resultado fez o acumulado de entregas em 2024 chegar a 256 aeronaves, apenas 12 a mais do que no ano passado.
A queda mais chamativa ocorreu com o A321neo, jato de corredor único de maior demanda atualmente no mundo. Foram entregues 22 aviões ou sete a menos que em abril.
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Até maio, a Airbus entregou 113 A321neo, dois a menos do que nos cinco primeiros meses de 2023. A soma de jatos de fuselagem estreita é 11 aviões maior do que no ano passado graças ao aumento das entregas do A320neo e do A220.
Entre os widebodies, a situação é de estabilidade. O A330 tem até aqui dez entregas, duas a menos do que em 2023, enquanto o A350 cresceu três aeronaves, chegando a 17 jatos.
Air Data News: Airbus sees drop in commercial aircraft deliveries in May
A Airbus afirmou no início do ano que projeta entregar 800 aeronaves comerciais em 2024. Ou seja, a empresa ainda não atingiu um terço da meta.
Cliente não revelado encomenda 20 A330-900
Em encomendas, a Airbus registrou um pedido de sete A321neo feito pela arrendadora NAC (Nordic Aviation Capital) além de 20 A330-900 em acordo com um cliente não revelado.
O total de encomendas históricas da fabricante chegou 24.032 aeronaves, ou 15 a mais do que em abril.
O pequeno acréscimo se explica pela supressão de cinco pedidos de A220-100 e sete de A220-300 pela própria Nordic Aviation Capital, que agora possui apenas oito aeronaves da variante maior do jato regional confirmadas.
Houve também a troca de cinco pedidos de A320neo para o A319neo pela Air China. O saldo líquido entre 32 aviões baixados e 17 acrescentados foi de 15 jatos, portanto.