A Airbus realizou na última sexta-feira, 28 de fevereiro, o primeiro teste de voo do A330-900neo com peso máximo de decolagem ampliado para 251 toneladas, o que representa um aumento de 9 ton em relação a versão convencional da aeronave que estreou no mercado em novembro de 2018.
Com a ampliação do MTOW (Maximum Takeoff Weight/Peso Máximo de Decolagem), o A330neo pode transportar mais combustível. Como resultado, a aeronave oferece um aumento de 650 milhas náuticas (1.203 km) no alcance ou seis toneladas a mais de carga útil, quando comparado à versão atual de 242 toneladas do novo bimotor europeu.
Em comunicado, a Airbus afirma que o aumento na autonomia do A330neo é uma resposta “às crescentes necessidades do mercado”, permitindo que as companhias aéreas planejem rotas mais longas com a aeronave. A nova configuração amplia o alcance do A330-900 para até 13.334 km.
A versão mais pesada do A330-900 vai passar pelos processos de certificação de autoridades de aviação neste ano. A Airbus também está desenvolvendo uma variante do A330-800neo capaz de decolar com peso máximo de 251 toneladas e que poderá realizar viagens de até 15.090 km. O certificado para o menor modelo da série A330neo com MTOW ampliado é esperada para 2021.
Ao aumentar o peso do A330neo, a Airbus reforçou o conjunto de trem de pouso da aeronave. Essa modificação também permitiu estender o tempo de revisão do componente, prolongando o intervalo de manutenção anterior de 10 para 12 anos, mantendo o avião em serviço por mais tempo.
Veja mais: Caça F-5 completa 45 anos de operações com a Força Aérea Brasileira