A Airbus e a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO, na sigla em inglês) lançaram um programa para desenvolver um demonstrador de terminal de comunicação via laser para aeronaves. O grupo batizou a tecnologia de “UltraAir”.
O projeto, que é co-financiado pela Airbus, TNO e o Netherlands Space Office (NSO), faz parte do programa ScyLight (Tecnologia de comunicação segura a laser) da Agência Espacial Europeia (ESA). O estudo abrange o design, construção e teste do demonstrador de tecnologia.
“As tecnologias de comunicação a laser são a próxima revolução nas comunicações por satélite, trazendo taxas de transmissão, segurança de dados e resiliência sem precedentes para atender às necessidades comerciais na próxima década”, diz a Airbus.
O terminal de comunicação será capaz de oferecer conexões a laser entre uma aeronave e um satélite em órbita geoestacionária posicionado a 36.000 km acima da Terra. De acordo com a Airbus, o sistema terá capacidade para transmitir “vários gigabits” de dados por segundo. A empresa ainda afirma que o UltraAir terá recursos anti-bloqueio e baixa probabilidade de sofrer interceptações maliciosas. A tecnologia também é proposta para usuários militares.
Os primeiros testes com o UltraAir ocorrerão no final de 2021 em condições de laboratório. Numa segunda fase, as avaliações em solo terão início no próximo ano em Tenerife (Espanha), onde será estabelecida a conectividade entre um demonstrador e o terminal a laser embarcado no satélite Alphasat usando a Estação Terrestre Ótica da ESA. Para a verificação final, o demonstrador UltraAir será integrado em uma aeronave para provas de voo em meados de 2022.
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Se tiver nuvens o laser consegue passar?