A Airbus deu uma leve “tropeçada” no ritmo de entregas de seus jatos comerciais em novembro, tornando um pouco mais dura a tarefa de entregar 720 aeronaves em 2023.
No mês passado, a fabricante europeia enviou a seus clientes 64 aviões, ou quatro a menos do que em novembro de 2022. Faltam, portanto, 97 aeronaves para serem entregues em dezembro.
Apesar disso, é uma quantidade parecida com a qual a Airbus tem entregado no último mês do ano. Em 2022, por exemplo, foram entregues 98 jatos.
O A321neo continua sendo o principal avião da Airbus, respondendo pela maior parte das entregas. Em novembro foram 29 aeronaves, elevando o total do ano para 279 jatos ou 59 a mais do que no mesmo intervalo de 2022.
Entre eles, três jatos foram entregues à LATAM Brasil que, juntamente com outros dois modelos recebidos em dezembro, fizeram a frota saltar para sete aeronaves.
O A220-300 também vem contribuindo regularmente para a meta da fabricante de aviões, com 55 aeronaves entregues, 41% acima do ano passado até agora.
113 pedidos firmes
Entre os widebodies, o A330-900 está seis aviões à frente de 2022 enquanto o A350-900 está três jatos atrás.
Em números absolutos, o A320neo, por muitos anos seu principal produto, é o responsável pelos números mais desapontadores. A aeronave teve 205 unidades entregues, nove a menos do que nos 11 primeiros meses do ano passado.
Ainda assim, a Airbus ampliou as entregas de jatos de fuselagem estreita em 62 unidades enquanto os widebodies estão quatro aviões atrás de 2022.
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A carteira de pedidos em novembro teve a adição de 113 aeronaves, sendo 30 A220-300 (airBaltic), 64 A320neo (60 da SMBC, 2 da BA e 2 da Aer Lingus), 2 A321neo (BA), 1 A330-900 (ALC) e 16 A350-900 (1 da Air Mauritius e 15 para a Emirates Airline).
O total bruto de pedidos de 2023 chegou a 1.512 aeronaves, mas com 117 cancelamentos, o total líquido foi de 1.395 aviões.