Já pensou em ter um pedacinho do Airbus A380 na sua casa? Em alguns meses isso pode ser realidade. O grupo aeroespacial europeu marcou para outubro o leilão de 500 peças de um “Super Jumbo” aposentado. A aeronave em questão, com número de série MSN13, entrou em serviço em 2008 com a companhia Emirates Airlines, que enviou a unidade para o desmonte no ano passado.
O leilão será realizado em Toulouse, na França, mas também será aberto para participantes online. A lista de itens do avião desmantelado que serão vendidos inclui luminárias, escadas, corrimãos, carrinhos, assentos e até um bar, que é uma das principais características dos A380 da Emirates.
Em comunicado, a Airbus confirmou que o rendimentos angariados no leilão serão destinados à Fundação Airbus e à associação AIRitage. A empresa não estipulou quanto pretende arrecadar na hasta. O evento será realizado nos dias 13,14 e 15 de outubro.
O A380 ex-Emirates foi desmontado na França pela Tarmac Aerosave, empresa controlada pela Airbus, Safran e Suez, especializada no desmantelamento sustentável de aeronaves desativadas.
Elefante branco
Quando anunciou o programa A3XX, ainda no começo dos anos 1990, a Airbus tinha grandes expectativas para a aeronave que depois ganharia o nome A380. A fabricante recebeu 1.200 pedidos pelo jato que aparecia como o substituto definitivo do Boeing 747, que dominava a aviação de grande porte desde a década de 1970.
O projeto, porém, era extremamente complexo e atrasou. Ao mesmo tempo em que o avião recebia modificações, o mercado de aviação comercial passava por transformações profundas. Enquanto a Airbus desenvolvia o maior avião de passageiros do mundo, as companhias aéreas estavam abandonando esse tipo de aeronave e optando por modelos menores, mais eficientes e que podiam percorrer maiores distâncias, como os atuais Boeing 787 e Airbus A350.
Quando o A380 chegou ao mercado já era tarde demais. E caro demais: o custo da hora de voo é estimado em US$ 30 mil (R$ 154,2 mil na cotação atual). Dos 1.200 pedidos, apenas 246 foram concretizados, sendo que o último aparelho fabricado pela Airbus foi entregue no final do ano passado à própria Emirates.