A Airbus não conseguiu superar o total de aeronaves comerciais entregues em setembro em relação ao mesmo mês de 2022. Foram enviados aos clientes 55 jatos, somando 488 unidades durante os nove meses de 2023.
Por conta disso, a fabricante precisará entregar outros 232 jatos no 4º trimestre para chegar à meta de 720 aeronaves. É uma quantidade expressiva de aviões, mas não muito diferente da atingida no último trimestre de 2022.
No final do ano passado, a Airbus conseguiu entregar nada menos que 224 aviões comerciais, chegando ao final de 2022 com 661 entregas, 39 a menos que a meta original.
Neste ano, a empresa europeia teve um início lento de entregas, com apenas 127 aeronaves despachadas nos primeiros três meses – tinham sido 142 em 2022. Houve uma recuperação no 2º trimestre, com 189 entregas (+34) enquanto o 3º trimestre teve alta de 32 aeronaves (172 contra 140), mesmo com setembro empacado.
A321neo em alta
O modelo que está fazendo a diferença nos resultados da Airbus em 2023 é o A321neo. Maior variante da família de fuselagem estreita, a aeronave teve 221 unidades entregues até setembro, alta de 31%.
Enquanto isso, o A320neo, até pouco tempo atrás o jato comercial mais popular da Airbus, estagnou, com 163 entregas, duas a menos que em 2022.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O A220 também teve uma ligeira alta, indo de 34 para 41 entregas, todas da versão A220-300.
Entregas | 2023 | 2022 |
---|---|---|
Janeiro | 20 | 30 |
Fevereiro | 46 | 49 |
Março | 61 | 63 |
Abril | 54 | 48 |
Maio | 63 | 47 |
Junho | 72 | 60 |
Julho | 65 | 46 |
Agosto | 52 | 39 |
Setembro | 55 | 55 |
Total | 488 | 437 |
Entre os widebodies, as entregas caíram. A Airbus conseguiu entregar 18 A330-900neo, mais que em 2022, porém, não enviou nenhum A330-800neo, além de ter entregado apenas dois A330-220.
O A350, que recentemente colecionou novos pedidos, teve 36 aviões entregues, seis a menos que nos nove primeiros meses de 2022.
Em pedidos, a Airbus também apresentou um mês fraco, com 23 aeronaves vendidas, sendo 13 A321neo para a LATAM e dez A350-900 para a Turkish Airlines.
No ano, o total líquido de encomendas chegou a 1.241 aeronaves, a absoluta maioria de acordos fechados no Paris Air Show.