A Força Aérea da Alemanha (Luftwaffe) contará com mais 20 caças Eurofighter Typhoon , revelou o chanceler alemão Olaf Scholz na abertura da ILA 2024, em Berlim.
O novo pedido se somará a um lote de 38 caças já em fabricação e fazem parte de um esforço da Alemanha em expandir a capacidade de produção de armamentos.
“É por isso que encomendaremos mais 20 Eurofighters antes do final desta sessão legislativa – além das 38 aeronaves atualmente contratadas”, disse Scholz.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O reforço na frota de caças da Luftwaffe é reflexo do aumento das tensões na Europa após a invasão militar russa à Ucrânia.
A Alemanha, que até então matinha relações amistosas com Moscou e era dependente do gás fornecido pela Rússia, mudou de direção e passou a apoiar a defesa da Ucrânia, junto de outros membros da União Europeia.
A reviravolta ocorre após anos em que a meta de gastos com defesa dos membros da OTAN de 2% foi seguidamente não atingida pelos alemães.
Em tempos recentes, a Alemanha decidiu encomendar novos Typhoon além de escolher o caça de 5ª geração Lockheed Martin F-35A Lightning II para assumir o lugar do Panavia Tornado como vetor de mísseis nucleares.
A Luftwaffe tem atualmente 138 caças Eurofighter em serviço além de 78 Tornados IDS. Os primeiros F-35 devem ficar prontos em 2026, mas só serão enviados à Alemanha em 2027 após treinamento de pilotos e pessoal de solo.
A nova encomenda de caças Typhoon permitirá que a Airbus possa concluir um pacote de atualização da aeronave e manter a linha de montagem ativa até a próxima década.