Aperte o cintos e encolha as pernas. Os projetistas de cabine da Airbus parecem ter encontrado uma nova forma de aumentar a capacidade de passageiros do A320. Em post no Twitter, o conceituado jornalista aeronáutico alemão Andreas Spaeth mostrou recentemente uma suposta apresentação da fabricante sobre um novo layout de interior para aeronave com 194 assentos. Atualmente, o modelo é certificado para transportar até 186 ocupantes.
A configuração de alta densidade, citada na apresentação como “Space Flex V2”, acrescenta mais três fileiras de assentos da cabine do A320. Na parte da frente, a configuração tem uma nova fileira 2+2 e atrás uma linha 3+3 regular e outra 2+2. A solução para obter mais espaço no interior do jato é criativa e interessante para as companhias aéreas, mas nem tanto para os passageiros – e os comissários que trabalharem no avião.
Com a inclusão de mais fileiras, a cabine do A320 vista na imagem perde metade do espaço na part traseira, onde ficam “espremidas” a cozinha e dois toaletes. Layouts semelhantes da linha Space Flex da Airbus já estão uso, mas a nova versão estabelece um novo limite para aeronave.
O jornalista alemão, no mesmo post, também mencionou o aumento da capacidade do A330 de 440 para 465 passageiros.
Seat pitch alarm! @Airbus wants to get #A320 recertified for 194 seats up from 180 by 2024/25 with cabin mods, ending up with 28″😳 Equally #A330 is to be upgraded to max 465 pax from 440. Legroom becomes the new gold… #PaxEx #avgeek pic.twitter.com/BOU0XuE0kG
— Andreas Spaeth (@SpaethFlies) June 16, 2022
Comentando sobre o post de Spaeth, o site Paddle Your Own Kanoo citou a popularidade da cabine Space Flex entre as companhias, mas relatou que os comissários reclamam da falta de espaço para trabalhar no avião e os passageiros criticam os banheiros com paredes muito finas.
Apesar das controvérsias, não faltam clientes para esse tipo de aeronave. A Boeing, por exemplo, tem o 737 MAX 8200, versão de alta densidade baseada no 737 MAX 8 projetada para transportar 197 passageiros e hoje é uma das mais pedidas da família MAX.
O modelo MAX 8200 (antes conhecido como MAX 200) foi desenvolvido pela Boeing motivado por um pedido da companhia aérea ultra low cost Ryanair (que queria um 737 com 200 assentos), que depois encomendou mais de 100 exemplares do jato. Posteriormente, a opção também foi disponibilizada para outras companhias – a 737 MAX 8200 tem cerca de 250 pedidos de quatro clientes.
O A320 com a cabine Space Flex V2 para 194 ocupantes pode ser a resposta da Airbus ao 737 MAX 8200, que atualmente é o único jato de um corredor de seu porte com quase 200 assentos. A fabricante europeia ainda não comentou sobre o tema. De toda forma, um projeto desse porte exigiria alguns anos de testes de segurança e certificação.
Além de concorrer com o 737 de alta de densidade, um A320 com 194 assentos soa como uma alternativa ao A321. A versão da aeronave com fuselagem alongada comporta mais de 200 passageiros e tem maior autonomia, mas isso implica num custo mais alto de aquisição e operacional da aeronave. É um ou outro outro, enquanto isso o 737 MAX 8200 domina o nicho dos aviões super apertados…
Viajar com os joelhos na boca. Que ” delicia”😰