A American Airlines confirmou nesta segunda-feira, 26, que o voo entre Manaus e Miami, previsto para ser retomado em 2 de novembro, será cancelado em definitivo.
A informação foi fornecida ao site The Points Guy, ao qual a companhia aérea dos EUA explicou se tratar de uma medida difícil. “Devido à redução da demanda como resultado da pandemia de COVID-19, tomamos a difícil decisão de suspender o serviço para Manaus (MAO) a partir de 2 de novembro de 2021. Estamos entrando em contato com os clientes programados para viajar em voos afetados para oferecer alternativas“, afirmou a empresa em comunicado.
A rota Miami-Manaus chegou a ser retomada em janeiro com cinco frequências semanais operadas por um Airbus A319 e previsão de um voo diário a partir de junho.
Na ocasião, diretor de vendas da American Airlines para o Brasil, Alexandre Cavalcanti, comemorou o feito: “Temos o prazer de anunciar mais essa retomada nas nossas operações, que marca uma vitória para toda a nossa equipe e para o mercado. Estamos confiantes de que teremos bons resultados e com esperança de continuar expandido nossa malha para o Brasil”.
No entanto, em abril a American voltou a suspender os voos, com promessa de retomá-los em novembro. Atualmente, a companhia aérea voa apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo. Antes da pandemia, a empresa chegou a escalar o Boeing 737 MAX 8 na rota para Manaus, mas não demorou para que o jato fosse proibido de voar por problemas de segurança.
A Covid-19 estragou de certa forma os planos da empresa em 2021, que completa 30 anos no mercado brasileiro. A estreia ocorreu em junho de 1991 com voos diários para o Rio e São Paulo a partir de Miami operados com o Boeing 767 com a famosa fuselagem cromada.
No ano seguinte, a empresa estreou na rota Guarulhos-Nova York, e passou a ampliar sua atuação em várias outras cidades no país.