Após os grandes pedidos da United, Delta e Southwest nos últimos anos, a American Airlines deverá ser a próxima a fechar um acordo gigante para novos jatos de fuselagem estreita, os chamados narrowbodies.
Na semana passada, o chefe de finanças da companhia aérea dos EUA, Devon May, revelou que a empresa negocia novos pedidos com a Boeing e Airbus , mas sem entrar em detalhes sobre quantidades de aeronaves.
“Estamos atualmente envolvidos com a Boeing e a Airbus para entregas de aeronaves de fuselagem estreita na segunda metade desta década e além”, disse o CFO durante um evento sobre resultados do 3º trimestre.
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May afirmou também que a American Airlines não pretende aposentar nenhuma aeronave nesta década por que considera que a frota possui pouca idade.
No entanto, dados do Planespotters revelam que a companhia aérea tem dezenas de jatos em serviço há cerca de duas décadas ou até mais.
Trata-se de uma frota numerosa, com 133 A319 e 48 A320 de primeira geração. Já os Boeing 737-800, com 303 aeronaves, têm uma média um pouco mais baixa, de 14 anos.
A American Airlines possui ainda 218 A321ceo com cerca de 11 anos e jatos mais recentes como o A321neo (71 aeronaves) e 737 MAX 8 (55 jatos).
A transportadora também adquiriu recentemente dez A321neo que voavam com a Alaska Airlines, após a empresa aérea padronizar sua frota com modelos Boeing 737.
A Airbus deverá entregar o primeiro de 50 A321XLR da American, variante de longa duração do jato de corredor único, no final de 2024.