A Gol e a American Airlines estreitaram sua relação ao anunciar nesta quarta-feira (15) um codeshare exclusivo entre as duas companhias aéreas e que terá duração de três anos.
O acordo também inclui um investimento de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) pela empresa dos EUA em ações da Gol, o que fará com que ela detenha 5,2% de participação na empresa brasileira.
As duas companhias já possuem um codeshare em funcionamento, porém, o novo acordo ampliará as possibilidades de conexões para os passageiros.
“O acordo de codeshare exclusivo entre duas das principais empresas aéreas das Américas combina malhas altamente complementares e oferece aos Clientes uma experiência de viagem superior, proporcionada pelo maior número de voos e destinos nas Américas do Norte e do Sul,” afirmou o CEO da Gol, Paulo Kakinoff.
“Há muito tempo a American é a empresa aérea americana líder para a América do Sul e nossa parceria exclusiva com a Gol solidifica essa posição de liderança,” disse Robert Isom, presidente da American Airlines.
A exclusividade entre as duas empresas permitirá que os passageiros possam voar para mais de 30 destinos servidos pela American nos EUA e mais de 20 cidades atendidas pela Gol no Brasil.
A American Airlines possui voos para 17 destinos na América do Sul e é a maior companhia aérea dos EUA em tráfego de passageiros para o Brasil. A Gol, por sua vez, é a companhia brasileira que mais transporta passageiros em voos domésticos.
A parceria será estendida aos programas de milhagem AAdvantage e Smiles a partir de 2022 e que oferecerão benefícios conjuntos como check-in e embarque prioritários, maior franquia de bagagem despachada, acesso a lounges e escolha preferencial de assentos nas aeronaves.
Divórcios e união
A associação entre a American e a Gol ocorreu pouco tempo depois que ambas foram deixadas por suas parceiras anteriores, a LATAM e a Delta Air Lines, que anunciaram um joint venture bastante extensa em setembro de 2019.
A Delta adquiriu 20% das ações da LATAM e por conta disso abriu mão de sua participação na Gol. A American, tradicional parceira do grupo chileno, logo procurou compensar a perda ao acertar um codeshare com a rival da LATAM.