A American Airlines parece ter descoberto as vantagens em operar o 737 MAX após vê-lo estacionado por vários mese em meio aos problemas de segurança que a aeronave enfrentou.
A companhia aérea decidiu exercer a opção de compra de 23 Boeing 737 MAX 8 nesta semana, além de confirmar que planeja fazer o mesmo com outras sete reservas do modelo ainda neste ano.
Ao mesmo tempo, a empresa norte-americana vai adiar a entrega de novos 787-9 em quase um ano. A Boeing deveria entregar mais aeronaves do modelo a partir de janeiro de 2023, mas agora o primeiro widebody só será enviado no final do ano que vem.
A empresa esperar receber quatro 787-9 em 2023 e os demais, até 2027. Segundo a Boeing, a American Airlines tem 25 pedidos do Dreamliner ainda pendentes de entrega.
As mudanças nos contratos da American sugerem que o bom desempenho operacional do 737 MAX foi comprovado. A mais recente geração do jato proporciona uma economia de combustível muito grande além de uma autonomia capaz de atender rotas de médio distância. A Gol, outra cliente importante do modelo, tem acelerado a substituição do 737 NG pelo irmão mais novo.Gol obtém financiamento para 12 Boeing 737 MAX 8
Já o 787 Dreamliner vive seu inferno astral em meio aos problemas de produção que afetam suas entregas. A lenta recuperação do tráfego aéreo de passageiros de longa distância também tem feito muitas companhias aéreas reduzirem a frota de widebodies ou mesmo cancelarem pedidos de novos aviões.