A American Airlines anunciou ao site Pan Rotas que trocará o equipamento usado na rota São Paulo-Los Angeles até o final do ano. Hoje a frequência é operada pelo Boeing 787-8, um dos jatos mais modernos da atualidade e que oferece um voo menos cansativo que o de modelos semelhantes. Ele será substituído pelo Boeing 777-200 que oferece 28% mais assentos.
No entanto, a viagem, que dura mais de 12 horas, perderá qualidade com a troca. Segundo o diretor regional da American, Dilson Verçosa Jr disse ao site, “o público se beneficiará de uma aeronave maior, sobretudo na classe executiva”. De fato, o 777 é capaz de levar 10 passageiros a mais nessa classe, além de ter 54 assentos a mais na classe econômica e econômica premium. Em vez de 225 lugares do 787, o Boeing maior é capaz de levar um total de 289 pessoas.
Embora não tenha explicado o motivo, a American Airlines pode ter se beneficiado do fim do voo da Korean Air entre São Paulo e Seul, que fazia escala em Los Angeles. Sem o concorrente, parte da demanda migrou para a American e isso certamente afetou a procura por lugares. Mas não deixa de ser um “downgrade” para os passageiros da rota, que agora deixarão de contar com o Boeing 787. Em compensação, a empresa aérea americana já confirmou que trocará o Boeing 777-300ER do voo entre Dallas e São Paulo pelo novíssimo 787-9, versão de maior alcance do birreator.
Destino em alta
Curiosamente, Los Angeles tem sido um destino pouco explorado a partir do Brasil. A American, por exemplo, só estreou um voo direto para a cidade da Califórnia em novembro do ano passado. Até então, havia poucas opções para chegar até a cidade na Costa do Pacífico, a maior parte com conexões em hubs dos Estados Unidos. A Delta chegou a voar para Los Angeles em 2009, mas descontinuou a rota posteriormente.
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Realmente a rota SP – Los Angeles merecia mais empresas, lembro da Varig no passado a famosa rota SP-Los Angeles – Tokio, com 747 ou MD-11, antes havia o DC-10 e até o 707 na década de 70 senão me engano. Também a VASP durante alguns anos a rota SP-Los Angeles – Seoul, voei no MD-11, chegávamos a ter 2 voos diários entre SP – Los Angeles, eram sempre lotados. Pode ser uma nova rota para ser explorada pela LATAM, atualmente via LATAM temos que trocar avião em Santiago ou Lima, outra opção boa é a COPA, com troca de avião no Panamá, escala de pouco mais de 1 hora.
Essa história do vôo ser menos cansativo no 787 é balela, pelo menos pra mim. Eu voo uma média de 140 mil KM por ano, a grande maioria no 777-300.
Voar no 787 é semelhante a um A330 ou mesmo o antigo 767. As poltronas das companhias aéreas que eu usei tem perfil fino. São mais apertadas que as do 777 e o avião parece balançar mais – como um avião de menor porte.
Eu sempre tive curiosidade pra ver como seria aquela janela que escurece. Na prática se torna mediante porque você não se livra 100% da luminosidade, prefiro as tradicionais.
Enfim, só uma opinião boba de quem gosta de voar.
Boa tarde! Acompanho sempre as notícias do site e gosto muito do serviço de vocês, mas acredito que há um equívoco, a American não começou a operar voos diretos entre Los Angeles e São Paulo somente em novembro do ano passado, Eu viajei de Los Angeles a São Paulo em Março do ano passado com a American no 777-200!
Abraços
Um senão de viagem pela AA é a comida. Nos velhos tempos, era comível, mas hoje em dia o passageiro precisa trazer suas próprias refeições, porque o que é oferecido, quando é oferecido e muito ruim.
O detalhe é que essa rota via Los Angeles era a melhor alternativa para se chegar ao Japão anteriormente…hoje muitos preferem a conveniência de fazê-lo via Emirados Árabes, seja via Dubai (Emirates) ou Abu Dabi (Etihad), ou através do Qatar (Qatar Airways), embora ainda existam vôos via Barcelona – com a Air China e o quase descontinuado com a Singapore Airlines.
Na década de 80 usei essa rota com o DC-10 da Varig, com escala técnica em Lima.
Teria mesmo era que tirar alguns 767-300 surrados, com opções de entretenimento da década de 1980 de outras empresas…