A JetBlue Airways foi na contramão do mercado ao anunciar nesta terça-feira, 30, que está abrindo mão de 44 novos jatos A321neo até 2030. O motivo são os persistentes probemas com os motores Pratt & Whitney GTF.
“Chegamos a um acordo com a Airbus para adiar 44 aeronaves A321neo, que são a frota mais impactada pelos problemas do Pratt & Whitney GTF”, disse Joanna Geraghty, CEO da empresa aérea dos EUA.
“Neste estágio, simplesmente não podemos continuar recebendo aeronaves novas e caras que podem precisar ser estacionadas devido a problemas de disponibilidade do motor”, acrescentou a chefe financeira Ursula Hurley.
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Com isso, a JetBlue ainda receberá quatro dessas aeronaves em 2025, mas depois a Airbus só voltará a entregá-los partir de 2030, incluindo a aguardada variante A321XLR, de ultra longo alcance.
Por outro lado, a empresa revelou planos de receber 56 jatos A220 entre 2025 e 2029 e que deverão assumir grande parte da sua malha de voos.
A despeito de também ser equipado com uma variante do GTF, o PW1500G, o A220 está menos suscetível aos problemas apresentados pelo turbofan com engrenagens.
Saída dos Embraer E190 até 2025
A JetBlue também atualizou a situação dos jatos regionais Embraer E190, que tiveram grande importância nos primeiros anos de operação da companhia aérea.
O plano é que as aeronaves de 100 assentos saiam de cena até o final de 2025, simplificando a frota. Seis desses jatos deverão ser retirados de serviço ainda neste ano, e o restante no ano que vem.
Por outro lado, esses E190 podem ser destinados ao setor de carga aérea.