ANAC certifica o Cessna SkyCourier, avião que interessa à FAB

Certificado de Tipo da ANAC permite que o SkyCourier seja entregue a operadores no Brasil
O SkyCourier é o produto mais recente da Cessna; entregas começaram em 2022 (Divulgação)

O bimotor utilitário Cessna C408 SkyCourier, o produto mais recente do grupo Textron Aviation, recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo a entidade, que informou o fato ontem (4), a homologação da aeronave para o mercado brasileiro foi emitida em 27 de junho.

Com a validação do modelo aprovada pela ANAC, a Textron pode iniciar as entregas do avião a clientes no Brasil. Nos Estados Unidos, o C408 foi certificado pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) em março de 2022. O operador de lançamento do SkyCourier foi a FedEx, que recebeu o primeiro aparelho em maio do ano passado.

A ANAC informou que ao aprovar o uso da aeronave no Brasil, os profissionais do órgão podem conhecer e se envolver em “aspectos relevantes e de segurança desse projeto, com foco em garantir a operação segura e a aeronavegabilidade continuada para os operadores brasileiros”. Para certificar o avião no país, a agência nacional realizou avaliações documentais e ensaios de voo.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Anunciado pela Textron em novembro de 2017, o SkyCourier é uma aeronave bimotor turboélice de asa alta, não pressurizado e com trem de pouso fixo, que são as principais características dos chamados aviões “commuter” (utilitários). O primeiro protótipo do C408 fez seu voo inaugural em 11 de agosto de 2020.

Protótipo do SkyCourier: primeiro voo ocorreu em 2020 (Cessna)

O SkyCourier é oferecido em versões de passageiros, com capacidade para até 19 ocupantes, e de carga, podendo embarcar até 2.721 kg. Nas duas opções, o modelo alcança velocidade de cruzeiro de 370 km/h e tem autonomia de voo de 1.667 km.

SkyCourier interessa à Força Aérea Brasileira

O novo turboélice da Cessna está na mira da Força Aérea Brasileira (FAB). O SkyCourier foi citado como um dos projetos prioritários da Aeronáutica, em reunião realizada em 20 de janeiro deste ano entre o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora não tenham sido divulgados detalhes sobre a aplicação militar do C408 no Brasil, o avião da Cessna é apontado como uma opção para substituir os antigos Embraer C-95 Bandeirante da FAB.

A FAB possui atualmente mais de 40 C-95 Bandeirantes em serviço (FAB)
Os C-95 Bandeirante da FAB estão próximos da desativação (FAB)

Comparado ao Bandeirante, o SkyCourier é uma aeronave mais versátil, muito em função do trem de pouso fixo, enquanto o avião da Embraer possui o conjunto retrátil.

Total
0
Shares
3 comments
  1. Não entendo a FAB. Rejeitou o Stol da Embraer e parece não ter nenhum interesse no ATL. Falando nisso, cadê esse projeto?

  2. Oi, Agnaldo. Estamos em contato com a Desaer pra saber mais sobre o ATL. Logo devemos ter novidades, fique atento. Um abraço!

  3. Os ATL 100 e ATL 300 seriam muito bons para a AZUL e para novos entrantes na aviação comercial. Espero que em breve tenhamos boas notícias sobre o seu desenvolvimento e encomendas firmes.

Comments are closed.

Previous Post

Airbus pode introduzir pontas de asas dobráveis em seus futuros aviões

Next Post

Ultra low cost mexicana, Viva Aerobus quer mais 90 jatos Airbus A321neo

Related Posts
Total
0
Share