A Andes Líneas Aéreas, companhia aérea argentina fundada em 2006, anunciou a retomada de suas operações a partir de dezembro. Por meio de um post em suas redes sociais, a empresa afirmou em 20 de outubro que “reiniciará as operações aéreas dentro dos próximos 60 dias”.
A pequena transportadora está inativa desde fevereiro de 2020, logo no início da pandemia do Covid-19. Mas já naquela época, a empresa apresentava graves problemas financeiros por conta da crise econômica na nação sul-americana.
O retorno dos serviços, no entanto, será feito inicialmente com voos charter. Com esse intuito, a Andes recebeu um Boeing 737-800 na semana passada, que estava sendo recolocado em condições operacionais em Shannon, na Irlanda.
— Andes Líneas Aéreas (@AndesArgentina) October 20, 2022
A aeronave, de matrícula LV-KFW, foi entregue originalmente para a SpiceJet, da Índia, em 2011, e passou por várias outras empresas desde então.
A Andes já operou com Boeing 737-800 no passado, durante um período de alta de demanda, quando teve quatro dessas aeronaves em sua frota entre 2016 e 2017. A empresa também teve em sua frota aeronaves variadas como o A320 e o MD-80.
A empresa aérea, que chegou a realizar voos internacionais na América do Sul, incluindo o Brasil, também sofreu com a concorrência de novas low-cost como a Flybondi e a JetSmart.