O governo da República de Angola é o novo cliente do turboélice de transporte C295, da Airbus. A fabricante europeia anunciou nesta quinta-feira (21) um acordo para fornecimento de três aeronaves, que serão utilizadas em missões de transporte e também de vigilância marítima.
Dois dos C295 serão destinados a operações de busca e salvamento (SAR), controle de pesca ilegal e fronteiras, apoio em caso de desastres naturais e missões de coleta de inteligência, entre outros. Para isso, ambos contarão com o sistema de missão FITS (Fully Integrated Tactical System, ou sistema tático totalmente integrado).
O outro turboélice terá configuração de transporte multimissão. Todos eles serão equipados com a suíte de aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion.
A Força Aérea Nacional de Angola é o 38º cliente da aeronave fabricada na Espanha. A Airbus, no entanto, não forneceu um prazo para entrega do primeiro avião.
Substituto do Buffalo
A Força Aérea Brasileira é um dos operadores do turboélice de asa alta, derivado do CN-235, desenvolvido pela CASA (hoje Airbus) e a IPTN, da Indonésia, nos anos 80.
Em 2005, o Brasil encomendou 12 turboélices, batizados como C-105 Amazonas e que substituíram os C-115 Buffalo. Mais recentemente, a partir de 2017, a FAB também incorporou três SC-105 Persuader, a versão de patrulhamento marítimo do modelo.