O “Hound Dog”, um jato executivo Lockheed Jetstar que pertenceu ao cantor Elvis Presley, está à venda. A negociação da aeronave é intermediada pela casa de leilões Mecum Auctions, dos EUA. O valor do lance inicial, porém, ainda não foi divulgado.
Está é a terceira vez que o antigo Jetstar de Elvis é colocado à venda. O jato encontra-se parado num cemitério de aviões no deserto de Roswell, no estado Novo México, desde 1990, onde vem sofrendo com a ação do tempo. A pintura chamativa da aeronave, em tom vermelho, está bastante desgastada e os quatro motores foram retirados, bem como equipamentos da cabine de comando.
Por outro lado, o extravagante interior do avião, customizado de acordo com o gosto do “rei do rock”, permanece intacto e inalterado, afinal é uma aeronave que nunca foi restaurada. A cabine conta com seis largas poltronas revestidas em camurça vermelha e um sistema de entretenimento dos mais avançados da década de 1970, com toca fita, televisão e videocassete.
De acordo com a casa de leilões, o antigo avião de Presley oferece “uma incrível oportunidade de restauração para criar uma exposição de Elvis para o mundo apreciar”. Quem levar o jato também vai adquirir os documentos originais do Jetstar assinados pelo artista, que comprou o modelo “zero km” em 1975 por US$ 850 mil.
O Jetstar foi um dos primeiro jatos executivos da indústria. A aeronave, com capacidade para até 10 passageiros, foi fabricada pela Lockheed entre 1957 e 1978 a produção alcançou 204 unidades.
Os aviões de Elvis Presley
O Jetstar parado em Roswell não foi o único avião do rei do rock. Em 1975, mesmo ano que comprou o Hound Dog, Elvis adquiriu uma coleção de aeronaves. O plano original era comprar um Boeing 707 usado, mas o dono da aeronave escolhida estava envolvido em supostos crimes. Com a compra do Boeing cancelada, o músico alugou um Fokker F-27.
E pelo visto ele gostou de voar por meios próprios. No mês seguinte já retirou o F-27 de cena e comprou dois aviões executivos, um turboélice Gulfstream G1 e um jato Dassault Falcon. E não parou por aí.
Elvis queria um avião maior. A solução veio com a compra de um Convair 880 que pertencia a Delta Airlines. Esse avião foi customizado com pintura especial e o interior ganhou novos ambientes, incluindo um quarto com cama de casal e uma sala com uma grande mesa no centro. Esse avião foi o primeiro da frota de Elvis a ganhar nome, Lisa Marie. Em seguida veio o Hound Dog.
Outros membros da família Presley e pessoas próximas ao músico também pegavam carona nesses aviões, com ou sem Elvis a bordo. Com tantos “passageiros”, o rei do rock comprou mais um Lockheed Jetstar, o Hound Dog II.
O Lisa Marie e o Hound Dog II foram os únicos aviões de Elvis que sobreviveram ao tempo preservados. A dupla está exposta no museu em homenagem ao músico, em Graceland, nos EUA.