A United Aircraft Corporation (UAC), estatal que controla as mais importantes fabricantes aeroespaciais da Rússia, recolocou em voo um antigo Tupolev Tu-214.
O jato de 184 assentos estava armazenado na cidade de Kazan até 22 de setembro, quando voltou a voar. No dia seguinte a aeronave de passageiros foi levada para Ulyanovsk, onde recebeu a nova pintura corporativa da UAC.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A aeronave de registro RA-64518 foi fabricada em 2009 e voou até 2015 com a Transaero, companhia aérea que encerrou suas atividade naquele ano. Após um breve intervalo, o Tu-214 voltou a voar, mas com a companhia aérea Red Wings até 2017.
De volta à produção
O Tu-214 é uma versão aprimorada do Tu-204, um jato de corredor único semelhante ao Boeing 757 e o Airbus A321neo. Ele utiliza os motores antigos turbofans PS-90A e pode voar 3.340 km.
Entre as diferenças para o Tu-204 está a existência de uma terceira porta de passageiros à frente da raiz da asa esquerda e o peso máximo de decolagem ligeiramente maior.
Ainda como reflexo dos tempos do comunismo, cujo governo dividia as atribuições da indústria entre várias unidades, o Tu-214 foi produzido em Kazan pela empresa KAPO enquanto o Tu-204 foi fabricado pela Aviastar.
O governo russo decidiu retomar a produção do Tu-214 após as sanções do Ocidente motivadas pela invasão à Ucrânia.
O plano é fabricar ao menos 70 jatos para suprir a demanda das companhias aéreas russas enquanto o mais moderno e capaz Yakovlev MC-21 não atinge uma razão de produção mais alta.
Poddem falar oq quiser, mas a Rússia hj (fora os EUA), é o único país que consegue produzir 100% uma aeronave utilizando apenas componentes nacionais.