A fabricante ucraniana de aeronaves Antonov revelou nesta segunda-feira, 07, que está construindo um novo An-225 Mriya em um local mantido em segredo.
De acordo com Yevhen Havrylov, diretor geral da empresa, a montagem da aeronave de seis motores já atingiu 30% dos trabalhos previstos. O executivo revelou que o novo An-225 será montado com partes de uma segunda estrutura que não chegou a ser concluída, além de peças do primeiro avião e outros componentes novos.
“O trabalho na nova aeronave continua em uma instalação secreta. O segundo AN-225, que nunca foi concluído, será complementado com peças da aeronave bombardeada, além de novas peças”, afirmou Havrylov ao jornal alemão Bild.
O An-225 Mriya é o maior avião já construído, com 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura e um peso máximo de decolagem de 640 toneladas.
Desenvolvido a partir do An-124 durante a União Soviética, o An-225 tinha como missão transportar o Buran, ônibus espacial do país. Após o fim do comunismo, a Antonov passou a utilizar o Mriya em voos de cargas especiais, aproveitando sua capacidade incomum.
No entanto, em fevereiro, durante a invasão russa à Ucrânia, o único An-225 finalizado foi destruído durante um ataque ao Aeroporto de Gostomel, próximo a capital Kiev.
A aeronave teve a parte frontal completamente destruída enquanto permanecia sobre um hangar provisório. O jato de seis motores estava em manutenção e não pode ser levado para fora do país, apesar da iminente ameaça russa.
Desde então, a Antonov tem feito apelos para doações a fim de reconstruir o An-225, criando até mesmo uma “vaquinha” virtual para arrecadar dinheiro. Segundo o diretor geral da empresa, o projeto deve custar cerca de 500 milhões de euros.
O Avião ANTONOV AN 225 é UMA RELÍQUIA da AVIAÇÃO MUNDIAL. Deveria ser Protegido, Respeitado e Conservado, Não Destruído.
O anterior era sinistro!!!!