Antonov sugere cooperação internacional para reconstruir o An-225 Mriya

Fabricante ucraniano traça plano preliminar para reconstruir o maior avião do mundo, que foi destruído em fevereiro após um ataque russo ao aeroporto de Hostomel
O Antonov AN-225 é o maior avião do mundo, com 84 metros de comprimento (Thiago Vinholes)
O sonho em Campinas: passagem do An-225 no aeroporto de Viracopos, em 2016 (Thiago Vinholes)

Após receber inúmeros contatos de entusiastas, a Antonov Company foi às redes sociais para explicar seu plano preliminar para recuperar o An-225 Mriya. O único exemplar da aeronave foi destruído no fim de fevereiro após um ataque de tropas russas ao aeroporto de Hostomel, onde o maior avião do mundo ficava baseado.

Em texto publicado no Facebook, a fabricante ucraniana trata a recuperação do An-225 como uma “tarefa crucial” para a Antonov e toda comunidade aeronáutica mundial. No entanto, para levar adiante a reconstrução do avião gigante a empresa tem pela frente uma série de desafios.

A Antonov diz que possui os “agregados básicos” para construir a estrutura da aeronave. Porém, a empresa diz que o novo Mriya precisa ser reprojetado para atender aos padrões atuais e prospectivos de aeronavegabilidade e ser equipada com itens específicos para as tarefas que irá desempenhar.

“Isso exigirá uma grande quantidade de projetos e trabalhos de engenharia, seleção e compra de componentes apropriados, programa de testes, etc. Naturalmente, este projeto será realizado sob ampla cooperação internacional, com a participação de empresas e empreendimentos líderes da indústria global de aviação”, cita o comunicado da Antonov.

Único de sua espécie, o An-225 foi destruído no fim de fevereiro após um ataque de tropas russas

A empresa também informou que a Ukroboronprom, grupo estatal controlador da Antonov, vai montar uma comissão especial para analisar a possibilidade de utilizar componentes do An-225 que foi destruído e determinar o orçamento para reconstruir o avião.

“As fontes de financiamento também serão determinadas pelo estado. Os recursos já recebidos pelo fundo (oriundos de uma campanha de crowdfunding) serão utilizados exclusivamente para a execução do projeto de reconstrução do Mriya. Além disso, com relatórios transparentes para cada grívnia (moeda ucraniana) ou dólar gasto”, continua o texto da fabricante ucraniana, que não menciona nenhum prazo para o início do projeto.

Em tempo, a Antonov pediu ao público para não visitar a aeroporto de Hostomel, pois a área passa neste momento por um processo de remoção de minas terrestres deixadas pelos ocupantes russos.

Total
0
Shares
Previous Post

Cliente da Embraer, Congo Airways deve ser substituída pela Air Congo

Next Post

Embraer entrega último caça AF-1 modernizado à Marinha do Brasil

Related Posts
Total
0
Share