A Força Aérea dos EUA (USAF) despediu-se de seu último KC-10 Extender, um dos seus aviões de reabastecimento aéreo, em 26 de setembro.
Uma cerimônia marcou o fato na Base Aérea de Travis na Califórnia, onde está a 60ª Ala de Mobilidade Aérea.
A aeronave de reabastecimento aéreo foi desenvolvida pela McDonnell Douglas (hoje Boeing) usando como base o widebody trijato DC-10 na década de 70.
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O KC-10 esteve em serviço por quase 44 anos, desde sua introdução em 1º de março de 1981. Um total de 60 aeronaves foram entregues para a Força Aérea dos EUA até 1987, quando a produção foi encerrada.
A aeronave surgiu como um avião-tanque mais capaz que o Boeing KC-135 (este baseado no Dash 80, o precursor do 707), que teve uma produção bem maior e até hoje é utilizado pela USAF.
O substituto do KC-10 é o KC-46A Pegasus, um avião-tanque baseado no Boeing 767-200 do qual já haviam sido entregues 88 aeronaves até setembro.
A Força Aérea, no entanto, planeja construir um novo avião-tanque furtivo do zero para substituir a atual frota e permitir uma atuação mais próxima do teatro de batalha.