Após aterrar seus 48 widebodies Airbus A350 na segunda-feira, a Cathay Pacific confirmou ter encontrado problemas em 15 dessas aeronaves e que precisarão de reparos.
A medida emergencial ocorreu após os tripulantes do voo CX383 terem recebido um alerta de incêncio no motor direito da aeronave A350-1000 de matrícula B-LXI minutos após decolar de Hong Kong com destino a Zurique, na Suíça.
A aeronave então retornou ao aeroporto de partida e passou por inspeção, o que levou a Cathay a suspender todos os voo com o A350 em sua malha aérea até identificar quais poderiam passar pelo mesmo problema.
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O A350 utiliza o turbofan Rolls-Royce Trent XWB-97, mas a empresa não quis comentar o assunto alegando que “uma investigação foi lançada pelas autoridades relevantes em Hong Kong sob o Anexo 13 da ICAO”, o que restringe qualquer declaração.
No entanto, a Rolls-Royce garantiu que tem peças de reposição disponíveis e que a substituição pode ser realizada enquanto o motor estiver na asa.
Por fim, o fabricante afirmou que “também manterá outras companhias aéreas que operam motores Trent XWB-97 totalmente informadas sobre quaisquer desenvolvimentos relevantes, conforme apropriado”.
A Cathay Pacific opera 30 A350-900 e 18 A350-1000. A aeronave afetada pelo problema durante a subida foi entregue pela Airbus em fevereiro de 2019.