A LATAM Brasil está próxima de estrear um novo widebody em suas rotas, o Boeing 787-9. A aeronave, que voava na LATAM chilena, chegou ao país nesta semana para ser preparada para voar com a companhia aérea brasileira.
Embora relativamente menor que o Airbus A350-900, o Dreamliner será um substituto à altura do modelo até então utilizado pela LATAM brasileira, mas que acabou retirado de serviço no começo do ano.
Segundo o site Contato Radar, o primeiro Boeing 787-9 recebido estava voando com a LATAM Chile desde 2019 com o prefixo CC-BGO e está configurado com 303 assentos, que serão reduzidos para 300 lugares por conta de determinação da ANAC durante sua homologação.
No Brasil, a aeronave deverá receber a matrícula PS-LAA e estrear em voos São Paulo-Manaus para que as tripulações possam se familiarizar-se com seus sistemas antes de assumirem rotas internacionais.
Principal jato de longo alcance da LATAM chilena, o Boeing 787 chegou a assumir voos da divisão brasileira, como a ligação São Paulo-Tel Aviv, mas com tripulação do Chile.
A mudança de estratégia era há muito esperada já que a opção pelo A350, feita ainda pela TAM, nunca pareceu bem digerida pelos sócios chilenos. Após a fusão, a LATAM honrou a encomenda com a Airbus, mas o jato de nova geração teve uma carreira atribulada desde 2015, quando o primeiro avião foi entregue.
Ao contrário dos A330-200, que acabaram sendo substituídos pelos Boeing 767-300, o A350 permaneceu ao lado do Boeing 777-300ER como aeronave destinada às rotas de maior demanda.
Agora o Boeing 787 terá a função de complementar essa tarefa, como segundo avião com mais assentos na companhia, atrás apenas do 777, com 410 lugares.