Com a aterrissagem de um Airbus A320 da Azul, vindo de Campinas (SP), o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a receber voos comerciais nesta segunda-feira, 21. A aeronave tocou a pista gaúcha às 08h03 e o piloto exibiu uma bandeira do Rio Grande do Sul pela janela.
Já a Gol pousou em seguida com duas aeronaves temáticas vindas
do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). A primeira, um Boeing
737-800 com ilustrações exclusivas que remetem à cultura
gaúcha, aterrissou às 08h25, enquanto outro 737, com a pintura
“Mônica 60”, em homenagem aos 60 anos da Turma da Mônica, tocou o
solo às 10h30.
O aeroporto ficou fechado por 167 dias, em razão das fortes chuvas
que arrasaram o estado no início de maio. Com a interdição do
Salgado Filho, os setores de turismo e negócios foram bastante
afetados, uma vez que era necessário aterrissar em Florianópolis e
fazer o deslocamento por estradas.
A FAB cedeu a Base Aérea de Canoas para que alguns pudessem atender ao menos as rotas mais básicas, mas era claro que a solução tratava-se de um improviso até a recuperação do aeroporto de Porto Alegre.
Nesta fase inicial, apenas voos domésticos chegarão ao aeroporto,
com capacidade inicial de 71 voos diários. A expectativa é de que o
número suba para 122 a partir de novembro. A retomada completa das
atividades, incluindo voos internacionais, está prevista para o dia
16 de dezembro.
Latam terá 10 voos diários no Salgado Filho
A Latam informa que vai operar 10 voos domésticos diários neste
primeiro momento, conectando Porto Alegre a Congonhas, Guarulhos e
Brasília. Na próxima semana, a partir do dia 27, serão 17 voos,
incluindo Curitiba e Rio de Janeiro. Por fim, em janeiro de 2025, a
companhia vai voltar a operar dois voos internacionais sem escalas,
Porto Alegre – Santiago (Chile) e Porto Alegre – Lima (Peru).
Na recuperação do Salgado Filho, a Fraport,
concessionária responsável pela operação, realizou limpeza total da
estrutura aeroportuária e obras de repavimentação da pista, dos
pátios e demais áreas de circulação de aeronaves.
Os equipamentos dos sistemas de iluminação e balizamento tiveram
que ser substituídos. No terminal de passageiros, os sistemas de
TI, abastecimento de energia elétrica e restituição de bagagens
foram recuperados.