Avião que comeu o pão que o diabo amassou, o protótipo A400M Atlas MSN4, chamado pelas equipes de testes da Airbus como “Grizzly 4“, finalmente vai descansar em paz. Após quase 12 anos de ensaios intensos, a aeronave realizou nesta semana seu milésimo e último voo ao retornar para a sede do grupo aeroespacial europeu em Bremen, na Alemanha, onde será transformado em monumento.
As “cicatrizes” de desgaste na fuselagem do Grizzly 4 deixam evidente o trabalho duro que este protótipo enfrentou nos últimos anos. O modelo de testes com mais de 2.000 horas de voo foi usado a exaustão para forçar os limites do projeto e desenvolver ao máximo as capacidades do A400M, hoje consolidado como o maior e mais eficiente cargueiro militar já desenvolvido na Europa.
Desde seu primeiro voo em 20 de dezembro de 2010 a partir de Bremen, onde o A400M é produzido, as equipes envolvidas com MSN4 submeteram o aparelho a diversos tipos de provas para validar e certificar as capacidades da aeronave, tais como lançamentos aéreos de carga e soldados, reabastecimento aéreo, voos em baixa altitude, viagens intercontinentais, pousos e decolagens em terrenos inóspitos, entre outras.
Com 200 voos e cerca de 500 horas de voo dentro do cockpit do agora combalido protótipo do A400M, Ignacio Lombo, piloto chefe de testes da Airbus Defence and Space, foi testemunha da “tortura” aplicada ao protótipo. “Vou manter o Grizzly 4 em minha memória como uma fera forte e robusta. Nós o levamos ao limite em velocidade, altitude, fator de carga e quase arrancamos sua pele!”, disse o aviador, acrescentando que a aeronave “superou todas as expectativas em todos os tipos de operações com desempenho superior”.
De volta ao lar
Dennis Neumann, chefe do programa industrial do A400M na fábrica da Airbus em Bremen, revelou alguns detalhes sobre os planos futuros para a aeronave histórica, que será transformado num misto de monumento e escritório. “Este projeto atinge o coração de todos nós aqui na plana de Bremen”, disse ele. “Antes de ser colocado em sua localização final ao lado do aeroporto de Bremen, ele receberá uma nova camada de tinta e será configurado para sediar reuniões de equipe e workshops, além de fazer parte do tour oficial guiado pela sede”.
Em serviço desde 2013, o A400M hoje é o “cavalo de carga” de algumas das mais importantes forças militares da Europa. Mais de 100 aparelhos voam atualmente com as cores da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Turquia, Bélgica e Luxemburgo. O quadrimotor turboélice de 141 toneladas também foi exportado para a força aérea da Malásia. Outros clientes que esperam pelo entrega da aeronave são as forças aéreas da Indonésia e do Cazaquistão.