Após três anos de atraso, demonstrador supersônico XB-1 realiza primeiro voo

Trijato da Boom Supersonic decolou pela primeira vez nesta sexta-feira, 22, de Mojave, na Califórnia. Aeronave será usada para testar conceito do avião de passageiros supersônico Overture
O XB-1 voou por 12 minutos
O XB-1 voou por 12 minutos (Boom Supersonic)

Após vários adiamentos e longos ensaios no solo, a Boom Supersonic enfim concluiu o primeiro voo do XB-1, avião demonstrador que será usado para testar as tecnologias de voo supersônico que serão usadas no Overture, jato de passageiros capaz de voar a Mach 1.7.

Com o piloto de testes da Boom Bill “Doc” Shoemaker no comando, o XB-1 decolou nesta sexta-feira, 22, do Mojave Air & Space Port em Mojave, na Califórnia.

Segundo a Boom, o primeiro voo atingiu uma altitude de 7.120 pés e velocidades de até 238 nós, com a aeronave permanecendo no ar por cerca de 12 minutos.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

 

O piloto Bill “Doc” Shoemaker
O piloto Bill “Doc” Shoemaker

 

“Todos na equipe XB-1 deveriam estar extremamente orgulhosos desta conquista”, disse Shoemaker. “Foi um privilégio compartilhar essa jornada com tantos profissionais dedicados e talentosos. A experiência que adquirimos ao atingir este marco será inestimável para o renascimento das viagens supersônicas no Boom”.

Conceito do Overture diferente do XB-1

A Boom foi fundada em 2014 por Blake Scholl, que foi um dos principais executivos da Amazon e do Groupon. O intuito é de retomar os voos supersônicos de passageiros, encerrados em 2003 com a aposentadoria do Concorde.

Desde então, Scholl tem reunido investidores e atraído alguns potenciais clientes como a United Airlines e a American Airlines.

YouTube video

A despeito dos planos ambiciosos, a Boom tem sofrido com alguns imprevistos como perder o apoio da Rolls-Royce no desenvolvimento dos motores da aeronave.

Como solução, a empresa contratou vários parceiros para produzir o Symphony, um turbofan derivado de motores militares.

O XB-1 foi apresentado em 2020 com a meta de voar pela primeira vez em 2021. Nesse meio tempo, a Boom mudou o projeto do Overture, que antes se assemelhava ao demonstrador.

O projeto do Overture, jato supersônico de passageiros
O projeto do Overture, jato supersônico de passageiros

O protótipo possui três motores turbojato J85 instalados na cauda e asas delta de pequena área alar. Já o Overture terá quatro motores sob as asas e uma fuselagem acinturada que relembra o projeto Boeing 2707.

Mas o futuro jato supersônico para até 80 passageiros não deverá resolver um dos grandes dilemas da tecnologia, o ruído gerado pelo rompimento da barreira do som, impedindo sua operação em certas regiões.

O protótipo X-59 da NASA e da Lockheed Martin
X-59 (Lockheed Martin)

O desafio de criar uma aeronave capaz de voar sobre áreas populosas em velocidades supersônicas foi assumido pela NASA e a a Lockheed Martin com o protótipo X-59, que testará conceito inéditos para retardar o ‘boom’ supersônico.

A despeito do longo caminho pela frente, a Boom Supersnonic continua otimista, afirmando que sua aeronave será produzida em breve em uma fábrica na Flórida e que tem 130 pedidos e pré-encomendas.

Total
0
Shares
Previous Post
Ilustração de um caça avançado com as marcas da Suécia

Saab e GKN vão estudar caça substituto para o Gripen na Suécia

Next Post
O C-390 em Melbourne, Florida

Por que um jato Embraer KC-390 da FAB passou 17 dias nos EUA?

Related Posts
Total
0
Share