Arábia Saudita encomenda mais quatro jatos que a FAB quer

Força Aérea do país reforçará frota de aeronaves Airbus A330 MRTT, de reabastecimento aéreo. Aeronáutica planeja o mesmo com seus dois widebodies
A330 MRTT da Arábia Saudita
A330 MRTT da Arábia Saudita

Enquanto no Brasil, a FAB ainda busca viabilizar a conversão dos seus dois Airbus A330-200 ex-Azul, a Força Aérea Real da Arábia Saudita (RSAF) fechou o terceiro contrato com a Airbus para mais quatro jatos A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport).

As aeronaves deverão começar a ser convertidas em 2026 e entregues a partir de 2027 para realizar missões de reabastecimento aéreo e transporte.

Os A330 MRTT da RSAF serão equipados com pods de mangueira e funil e também o sistema de lança e receptáculo de reabastecimento, que permite que os jatos também recebam combustível no ar.

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“Este novo pedido demonstra o alto nível de satisfação do cliente com o A330 MRTT”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe de Poder Aéreo da Airbus Defence and Space. “Este é o terceiro contrato assinado pela Arábia Saudita para o A330 MRTT, tornando o RSAF é uma das maiores operadoras de MRTT do mundo”.

A Real Força Aérea Saudita já opera seis A330 MRTT (Airbus)
A Real Força Aérea Saudita já opera seis A330 MRTT (Airbus)

O contrato inclui ainda um pacote de apoio logístico com peças sobressalentes, serviços de formação e suporte de serviços para as novas quatro aeronaves, disse a Airbus.

O acordo com a Airbus também prevê a transferência de tecnologia e know-how do A330 MRTT para empresas locais.

“A SAAMS, a joint venture criada entre a SAMI (Indústrias Militares da Arábia Saudita) e a Airbus, será o principal veículo de localização industrial”, acrescentou a empresa.

The A330 MRTT domina 90% do mercado de aviões-tanque fora dos Estados Unidos, com 82 orders from 15 countries in Europe, Asia, America and Oceania. A Arábia Saudita opera seis aeronaves do tipo atualmente.

Primeiro KC-30 da FAB; aeronave ainda não contém os dispositivos de missão
Primeiro KC-30 da FAB; aeronave ainda não contém os dispositivos de missão (FAB)

Compra rápida, conversão incerta

A Força Aérea Brasileira também pretende contar com o A330 MRTT para reabastecer no ar sobretudo seus caças Saab F-39 Gripen.

Embora isso possa ser feito pelos Embraer KC-390 Millennium, a gestão anterior do Comando da Aeronáutica preferiu ir ao mercado em busca de jatos A330-200 usados.

O presidente Lula utiliza o KC-30 em algumas viagens de longa distância (Ricardo Stuckert/Lulaoficial)
O presidente Lula utiliza o KC-30 em algumas viagens de longa distância (Ricardo Stuckert/Lulaoficial)

Dois aviões foram comprados da Azul Linhas Aéreas, que intermediou o repasse das aeronaves que pertenciam à arrendadores.

Desde 2021, os KC-30 estão em serviço, mas com uma configuração de transporte civil, sendo usados em deslocamentos de pessoal, transporte de carga em seus porões e até missões diplomáticas com o presidente da República.

Até o momento não se sabe o estágio das negociações da FAB com a Airbus para converter os A330 para o padrão MRTT.

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  1. Sabe o que me deixa mais chateado:eu, um mero professor de geografia de ensino médio, vejo as autoridades brasileiras pensando as forças armadas para apenas deslocamento de mandatários pelo país,sem o minimo de preocupação com as necessidades de defesa da nação- exemplo: o atual presidente dom país usa as aeronaves compradas para reabastecer os caças em seus deslocamentos , usa helicópteros militares quando se desloca pelo pais, como em MG, RS , dentre outros.
    Somo s um país com capacidades econômicas, sociais e ambientais fantásticas, que nenhum país do mundo tem, e pensamos com um país em desenvolvimento de classe politica oligárquica, preconceituosa e interesseira que não se preocupa nem um pouco com o país.
    desabafo meu……

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