A startup californiana Archer Aviation anunciou a entrega do primeiro de seis eVTOLs Midnight para a Força Aérea dos EUA (USAF).
As aeronaves elétricas serão utilizadas em avaliações dentro do programa AFWERX Agility Prime avaliado em até US$ 142 milhões.
A USAF planeja testar o eVTOL em missões variadas como uma alternativa a helicópteros movidos a motores a combustão.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Entre elas estão evacuação médica simulada, carga, inteligência, vigilância e voos de reconhecimento.
A entrega foi possível após o Departamento de Defesa dos EUA aceitar a avaliação de aeronavegabilidade militar do Midnight.
Isso permite que a AFWERX conduza testes direcionados pelo governo da aeronave para a Força Aérea dos EUA e valide conceitos de missão operacional e militar específicos, explicou a Archer.
“Esta entrega representa um momento crucial não apenas para a Archer, mas para o futuro da aviação militar”, disse Adam Goldstein, CEO da Archer Aviation. “Juntos, nosso objetivo é provar o potencial do Midnight e garantir que os Estados Unidos continuem a liderar o caminho com a tecnologia mais avançada do mundo.”
“A aeronave Midnight da Archer tem o potencial de melhorar significativamente nossas capacidades operacionais”, disse o coronel Elliott Leigh, diretor da AFWERX e diretor de comercialização do Departamento da Força Aérea. “Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho com nossos parceiros da indústria enquanto exploramos as maneiras pelas quais esta aeronave avançada pode contribuir para a missão.”
A Archer ainda trabalha para obter a certificação civil do Midnight, um dos inúmeros eVTOLs atualmente em desenvolvimento no mundo.