Após rumores perdurarem por meses, a Argélia confirmou ser a primeira cliente estrangeira do caça furtivo Sukhoi Su-57.
Segundo a TV estatal Algeriariot, o primeiro caça deverá ser entregue ainda em 2025, o que havia sido antecipado pela Rosoboronexport, agência de exportação russa, no começo da semana durante o Aero India 2025.
Ainda de acordo com a mídia argelina, os pilotos da força aérea do país africano já estariam em treinamento na Rússia.
O total de aeronaves não foi revelado mas estima-se que serão apenas seis caças Su-57.
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Primeira venda externa anunciada em 2024
Durante o Zhuhai Airshow, na China, em novembro de 2024, a Rússia já havia adiantado ter fechado a primeira venda externa do Su-57E, variante de exportação do alegado caça de 5ª geração.
A Força Aérea da Argélia é uma tradicional operadora de aeronaves de combate da Rússia. Atualmente há 30 caças MiG-29 e 63 Sukhoi Su-30 em serviço, além de 42 jatos de ataque Su-24 e 16 treinadores Yak-130, entre outros modelos.
O governo russo tem levado o Su-57 para exibições no exterior em países que mantém relações amistosas com Moscou como a China e a Índia, mas com eles ainda não houve qualquer acordo de venda.
As duas nações de população acima de 1 bilhão de pessoas têm investido em projetos próprios, sobretudo a China, cujos caças são mais avançados que o Su-57.
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Além da Argélia, a Coreia do Norte e o Irã são potenciais clientes do caça da Sukhoi, devido ao apoio explícito à invasão russa à Ucrânia.
O caça Su-57 é o primeiro desenvolvido após o fim da União Soviética, mas o projeto levou muitos anos para entrar em produção em série.
A Força Aérea da Rússia tem um pedido de 76 aeronaves das quais cerca de duas dúzias foram entregues nos últimos anos.