Argentina dá luz verde para conversão do turboélice Pucará Fénix

Governo do país vizinho iniciou a modernização de três aeronaves IA-58 nas instalações da FAdeA a fim de receberem motores PT-6 e outros equipamentos
(FAA)

O Ministério da Defesa da Argentina autorizou a atualização de três aeronaves IA 58 Pucará para o novo padrão Pucará Fénix, segundo revelou o site Zona Militar.

O trabalho consiste na substituição dos antigos motores Turbomeca Astazou pelo Pratt & Whitney Canada PT-6A-62, instalação de hélices de quatro pás, além de vários equipamentos eletrônicos incluindo um pod ISR, de reconhecimento e que será produzido no país, e um radar AESA, entre outros itens.

Em outubro de 2019, a Fuerza Aerea Argentina apresentou o Pucará Fénix durante a cerimônia de aposentadoria da aeronave original, desenvolvida no país pela Fábrica Militar de Aviones (FMA), atual FAdeA, nos anos 70.

Além da atualização técnica, o Pucará Fénix passaria a atuar em outro tipo de papel, o de vigilância e patrulhamento de fronteiras.

Tempos depois, uma aeronave de teste passou a realizar voos para certificar o uso do motor PT-6 enquanto a Força Aérea buscava recursos para o programa de atualização.

Um Pucará sendo convertido nas instalações da FAdeA

Segundo o Zona Militar, o Ministério da Defesa da Argentina destinou cerca de $640 milhões para permitir a conversão do bimotor turboélice. Três aeronaves já se encontram nas instalações da FAdeA para passar pelo processo de atualização.

A Fuerza Aerea Argentina espera contar com o Pucará Fénix em serviço por ao menos 15 anos.

Veterano de guerra

O Pucará é sem dúvida o avião mais importante já construído na Argentina. Desenvolvido no final dos 1960 para combater as guerrilhas argentinas durante o regime militar no país, o bimotor de ataque voou pela primeira vez em 20 de agosto de 1969, mesma época que a Embraer dava seus primeiros passos com o Bandeirante.

Introduzido pela força aérea argentina em 1975, a aeronave logo enfrentou combates locais, enfrentando rebeldes. Mas foi na Guerra das Malvinas, em 1982, que o Pucará ficou mundialmente conhecida ao enfrentar as forças militares do Reino Unido.

O avião argentino Pucará foi testado em combate com pouco êxito durante a Guerra das Malvinas (FAA)
A FMA fabricou 110 Pucarás (FAA)

O Pucará, inclusive, obteve a única vitória argentina confirmada no ar ao abater um helicóptero Scout dos fuzileiros britânicos. No fim do conflito, vencido pelo Reino Unido, nada menos que 11 aeronaves foram capturadas, parte delas enviada para o país e exposta até hoje em museu.

O Pucará começou a ser construído em série pela FMA em 1974 e a linha foi encerrada em 1999. Ao todo, foram produzidos 107 unidades. O avião argentino também foi exportado para a Colômbia, Uruguai e Sri Lanka.

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  1. Nao entendi. Uma foto diz q foram fabricados 110 para a FAA outra diz q foram total 107 dando entender q estão inclusas o total q tbem foi exportado..
    .

  2. O Pucará é uma excelente opção para vigilância de fronteira e combate ao narcotráfico. 2 canhões automáticos de 20mm e 4 metralhadoras de 7.62mm, além dos pods sob as asas, dá uma capacidade excepcional!!

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