A COMAC, fabricante estatal de aeronaves civis chinesa, trouxe pela primeira vez ao Zhuhai Airshow o jato executivo CBJ (COMAC Business Jet). A aeronave é baseada no ARJ21, modelo regional que está em serviço na China desde 2016.
Segundo a companhia, o CBJ pode transportar de 12 a 29 passageiros, dependendo da configuração. O jato executivo possui um alcance maior que a versão comercial, oferecendo uma autonomia de 5.700 km.
A aeronave apresentada no show aéreo, prefixo B-001X, está equipada com um layout que inclui um dormitório VIP, além de lounge, sala de reuniões e 13 assentos.
A COMAC revelou em nota que desenvolve o ARJ21 executivo desde 2015 e iniciou a montagem do primeiro avião em 2017. Dois anos depois, a empresa levou um modelo em escala para o Paris Air Show de 2019 e no começo de 2021 o jato recebeu a certificação da autoridade chinesa de aviação civil.
O CBJ utiliza também o turbofan CF34-10A, fornecido pela GE, e possui peso máximo de decolagem de 43.500 kg. Seu porte é, portanto, semelhante ao Lineage 1000E, que a Embraer deixou de produzir no ano passado.
A versão executiva pretende aproveitar o crescente mercado de aviação chinês e reforçar a demanda pela aeronave que na versão de passageiros possui 57 unidades em serviço.
A COMAC, no entanto, não deu detalhes sobre a carteira de pedidos da aeronave ou possíveis interessados em adquiri-la ainda.