A Eviation, empresa de Israel que projeta aviões elétricos, anunciou ontem (6) um acordo com o arrendador sul-coreano Solyu para aquisição de 25 aeronaves Alice, com a opção de adquirir mais 25 unidades.
Esse acordo, formalizado por meio de uma Carta de Intenções (LOI), representa um marco importante na jornada da companhia israelense, elevando o valor de sua carteira de pedidos relativa ao modelo Alice para a cifra de US$ 5 bilhões.
A Solyu, uma empresa especializada em leasing de aeronaves com emissão zero, tem como objetivo fornecer soluções de financiamento e arrendamento do Alice para companhias aéreas.
O Eviation Alice, com capacidade para até nove passageiros, atualmente está passando por processos de certificação, com planos de lançamento de seus primeiros voos comerciais programados para 2027, após a conclusão bem-sucedida de testes nos Estados Unidos.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“O pedido da Solyu é uma prova de como os arrendadores estão adotando Alice como o futuro do voo. A comunidade de leasing desempenha um papel crucial na promoção de mudanças sustentáveis na indústria da aviação. É emocionante ver uma empresa visionária como a Solyu reconhecendo a tecnologia de emissão zero, a viabilidade econômica e o belo design do Alice”, disse Eddie Jaisaree, vice-presidente de vendas comerciais da Eviation.
Andrew Claerbout, presidente da Solyu, também celebrou a parceria com a Eviation: “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Eviation para trazer a aviação sustentável ao mercado. Com as regulamentações da aviação voltadas para a sustentabilidade e as companhias aéreas buscando reduzir sua pegada de carbono, vemos o Alice como um dos principais contribuintes para atingir essas metas. Além das emissões zero, o layout flexível e os baixos custos operacionais do Alice proporcionarão às operadoras oportunidades de explorar novos mercados.”
A Eviation já havia assegurado acordos com outros clientes, como DHL as operadas de voos charter GlobalX, Evia Aero e MONTE, a companhia aérea regional Cape Air, entre outros.
O Alice foi apresentado pela primeira vez no Paris Air Show em 2019 e foi projetado para atender às necessidades dos mercados de transporte regional e de carga, com a capacidade de transportar até 2.500 libras (1.134 kg) de carga útil em um alcance de até 440 milhas náuticas (815 quilômetros) utilizando apenas um piloto.