A Abelo, arrendadora de aeronaves sediada em Dublin e focada em turboélices, anunciou uma conversão de um pedido original de 10 ATR 42 STOL, versão de decolagem e pouso curto que foi cancelada pela fabricante.
Sem a aeronave pensada para operações em aeroportos com pistas curtas, a Abelo decidiu alterar o contrato para cinco ATR 42-600 e cinco ATR 72-600.
Além disso, a empresa adicionou mais três ATR 72-600 ao pedido junto à ATR.
A fabricante ítalo-francesa anunciou no final do ano passado que a versão STOL do ATR 42 não seria mais lançada no mercado, alegando que as condições de mercado haviam mudado, com avanços tecnológicos e de infraestrutura que reduziram o potencial da aeronave.
“Ao diversificar nossa frota com aeronaves ATR 42-600 e 72-600 e adicionar três novos ATR 72-600, continuamos a fornecer aos nossos clientes desempenho excepcional, emissões reduzidas e maior conforto para os passageiros”, disse Stephen Gorman, CEO da Abelo.
“Com slots de entrega garantidos até 2029, esta expansão da frota reafirma a colaboração de longo prazo entre a ATR e a Abelo e ressalta nossa visão compartilhada de aprimorar a conectividade regional e fornecer soluções de transporte aéreo de primeira linha para passageiros em diversas redes”, acrescentou a CEO da ATR, Nathalie Tarnaud Laude.