O “Beluga” da Boeing
Uma das curiosidade no processo de produção da Airbus é a utilização do cargueiro Beluga, usado para transportar grandes componentes aeronáuticos, como asas e sessões de fuselagem, entre uma fábrica e outra. Acontece que a Boeing também conta com um avião desse tipo, e bem maior: o 747 Dreamlifter.
A versão mais diferente do 747 foi desenvolvida por engenheiros da Boeing em Moscou, na Rússia, e as aeronaves, baseadas em modelos 747-400 aposentados da aviação comercial, foram convertidas em Taiwan. O primeiro voo do Dreamlifter foi realizado em 9 de setembro de 2006 e no ano seguinte a aeronave foi declarada operacional.
A principal função do Dreamlifter é transportar componentes do 787 Dreamliner entre as fábricas da Boeing pelos EUA, fato que exigiu uma severa modificação na fuselagem da aeronave. Ao todo, a fabricante possui quatro aparelhos nessa função, cada um adquirido e convertido por cerca de US$ 1 bilhão.
De acordo com dados da Boeing, o Dreamlifter pode transportar 113 toneladas de cargas em voos de até 7.800 km – é o 747 com alcance mais baixo e também o mais lento (878 km/h contra 910 km/h do 747-400). E também o mais esquisito…
Acho que há um erro sobre o Dreamlifter ao dizer que ele carrega mais de 100 mil toneladas!!!