Asiana vai aposentar seu único Boeing 747-400 de passageiros

Companhia aérea sul-coreana é uma das últimas a usar aeronave em voos de passageiros. Avião se despedirá em 25 de março
Boeing 747-400 da Asiana
Boeing 747-400 da Asiana (Aero Icarus)

A companhia aérea Asiana Airlines anunciou que irá aposentar seu último Boeing 747-400 de passageiros a partir de 25 de março.

A aeronave de matrícula HL7428, que foi trazida de volta à ativa em julho de 2023, fará o voo diário entre Seul (Incheon) e Taipei, em Taiwan, a partir de 1º de março, substituindo o 777-200.

Após isso, o jato quadrimotor com 398 assentos será retirado de serviço e devolvido ao seu arrendador. A Asiana, no entanto, seguirá com o 747 mas em versões cargueiras apenas.

A Asiana está prestes a ser adquirida pela Korean Air em um acordo anunciado em 2020 e que ainda está em vias de obter aprovações anti-truste.

A fusão entre as duas transportadoras sul-coreanas deverá ter alguns reflexos como a venda da divisão cargueira da Asiana, além do repasse de slots para Barcelona, ​​Paris, Roma e Frankfurt à companhia aérea de baixo custo T’Way.

Poucos 747-400 de passageiros restantes

A aposentadoria do último 747-400 da Asiana reduz mais ainda a já modesta operação do modelo em rotas de passageiros.

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Segundo o Planespotters, restariam apenas algumas aeronaves na Lufthansa, Air China e Saudia assumindo voos enquanto a maior parte da frota ativa foi convertida para carga.

Boeing 747-400 da Lufthansa
Boeing 747-400 da Lufthansa (Divulgação)

O 747-400 foi lançado pela Boeing em 1985 e entrou em servço em 1989 com a Northwest Airlines. No Brasil, a Varig chegou a voar com alguns desses imensos jatos.

Quando encerrou sua produção, a fabricante havia entregue 694 aeronaves do tipo.

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