Assim como Embraer, Lockheed planeja fábrica do C-130J na Índia

Empresa dos EUA disputa a concorrência MTA para fornecer até 80 aeronaves de transporte tático para a Força Aérea do país. Airbus A400M e Embraer C-390 estão no páreo
C-130J Hercules da Força Aérea da Índia (LM)
C-130J Hercules da Força Aérea da Índia (LM)

A Lockheed Martin considera implantar uma linha de montagem do turboélice C-130J Super Hercules na Índia caso vença a concorrência MTA (Medium Transport Aircraft, ou aeronave de transporte de médio porte), da Força Aérea local.

Segundo a mprensa indiana, Anthony Frese, vice-presidente de desenvolvimento de negócios, disse que “a competição do MTA nos oferece uma oportunidade significativa para atender aos requisitos de transporte aéreo tático da IAF. Estamos explorando opções para montar uma linha de montagem para o C-130J na Índia”.

A Força Aérea da Índia (IAF) lançou o programa MTA com o intuito de encomendar de 40 a 80 aeronaves de transporte tático com capacidade para levar de 18 a 30 toneladas de carga útil.

Além da Lockheed Martin, a Airbus oferece o A400M e a Embraer, o C-390 Millennium.

A Embraer quer vender até 80 KC-390 para a Índia
A Embraer quer vender até 80 KC-390 para a Índia (Embraer)

Parcerias com empresas indianas

A Lockheed Martin já é fornecedora do C-130J para a IAF desde 2011. Atualmente há 12 aeronaves em serviço no país.

A aeronave vencedora, no entanto, deverá ter boa parte da produção em solo indiano e por isso as concorrentes estão buscando acertar parcerias locais.

A Embraer firmou uma parceria com a Mahindra enquanto a Airbus já possui uma joint venture com o Grupo Tata para a montagem de parte de 56 turboélices C295 no país.

Airbus A400M
Airbus A400M (Divulgação)

No entanto, a Tata também é parceira da Lockheed com sua subsidiária TLMAL (Tata Lockheed Martin Aerostructures Limited), que fornece as empenagens do C-130J em uma fábrica em Hyderabad.

Caso a Tata se aproxime da Lockheed Martin, a Airbus poderia acertar um acordo com a estatal Hindustam Aeronautics Limited (HAL).

O programa MTA ainda depende da aprovação pelo Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) para seguir em frente.

 

 

 

 

 

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