A companhia cargueira Atlas Air anunciou nesta quinta-feira, 23, ter alugado três Boeing 747-8F junto à BOC Aviation e que voaram anteriormente na AirBridgeCargo, da Rússia.
A empresa dos EUA jutificou a expansão em virtude da forte demanda global por capacidade dedicada de frete aéreo de fuselagem larga, especialmente para transporte de comércio eletrônico internacional.
A Atlas Air é a maior operadora do Boeing 747 no mundo, com 65 aeronaves do Jumbo.
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São 17 747-8F, 39 747-400F, cinco 747-400 de passageiros e quatro Dreamlifter, uma variante para cargas de grandes dimensões que são usadas para transportar aeroestruturas para a Boeing.
“A Atlas gerencia a maior frota mundial de aeronaves cargueiras Boeing 747 e está idealmente posicionada para fazer parceria conosco na operação dessas aeronaves de última geração”, disse Steven Townend, CEO e Diretor Geral da BOC Aviation. “À medida que os volumes globais de frete aéreo atingem recordes, esta transação destaca nossa capacidade de fornecer soluções de capacidade para uma ampla variedade de clientes de companhias aéreas.”
Aeronaves devolvidas pela AirBridgeCargo, da Rússia
A empresa cargueira explicou a decisão de reforçar a frota com o 747 cargueiro, que deixou de fabricado em 2022 e cuja última aeronave foi entregue justamente para ela em fevereiro de 2023.
Segundo a Atlas Air, o 747-8F possui uma capacidade 20% maior de carga útil em relação ao 747-400 e 20% superior ao 777-200LRF.
“Além disso, o cargueiro 747-8 é o único cargueiro construído de fábrica com capacidade de carregamento frontal, atendendo às demandas de longo prazo do setor de frete aéreo”, acrescentou a empresa.
Dos três 747-8F arrendados, dois já foram repassados pela BOC Aviation, o primeiro em 26 de julho e o segundo, em 6 de agosto. Ambos ainda estavam armazenados, sendo preparados para assumir o serviço comercial.
O terceiro 747-8F, de registro N864GT, deverá ser entregue em breve após ser devolvido pela AirBridgeCargo, da Rússia, em março, em virtude de um acordo acertado com a arrendadora.
As três aeronaves voavam pela companhia cargueira russa, mas os dois primeiros foram devolvidos semanas após o início da invasão militar à Ucrânia.
Todos os 747-8F saíram da Rússia via China e então voaram para os Estados Unidos.