É até difícil imaginar como a Boeing não havia pensado nisso antes. O ator John Travolta, que também é um experiente piloto de avião com mais de cinco mil horas de voo, atuou rapidamente como “garoto propaganda” da fabricante norte-americana na feira de aviação executiva NBAA 2022, realizada em Orlando, nos Estados Unidos, na última semana.
Em frente a um Boeing 737 executivo, a estrela de Hollywood comentou: “Esse é o meu favorito, o Boeing Business Jet. Em outras palavras, o BBJ (marca de aviões executivos da Boeing). Essa aeronave é como um grande apartamento por dentro. Ele pode permanecer voando sem parar por 13 horas, tem escada, acesso fácil para cargas no solo”.
For someone who has been in the flight deck as long as he has been on the silver screen, #JohnTravolta knows beautiful planes.
Let Mr. Travolta, a licensed 707, 737 and 747 pilot, take you on an exclusive tour of our #BoeingBusinessJet at #NBAA2022.
📹@kevineassa pic.twitter.com/MtL3lNaBYL
— Boeing Airplanes (@BoeingAirplanes) October 22, 2022
E Travolta pode comentar sobre os aviões da Boeing com propriedade, afinal ele é habilitado para voar em jatos 707, 747 e, em março deste ano, foi licenciado para pilotar seu próprio 737 executivo, um modelo 737-300 com matrícula N788LS. O ator também comanda aeronaves Gulfstream, Bombardier Challenger e Learjet, Dassault Falcon, Beechcraft Hawker, Cessna Citation, e aeronaves militares clássicas, como o de Havilland Vampire e o Canadair CL-41 Tutor.
Paixão pela aviação
Piloto privado desde os 22 anos de idade, John Travolta já possuiu uma série de aeronaves, entre jatos executivos e aviões clássicos comerciais e militares, sendo o mais famoso deles o Boeing 707 “Jett Clipper Ella”. No passado, o aparelho operou na frota da companhia aérea australiana Qantas Airways. A coleção do astro também inclui dois jatos Gulfstream, um Challenger 601 e um Eclipse Aviation EA500.
Alguns dos aviões de John Travolta ficam estacionados em sua própria mansão, no “condomínio-aeroporto” Jumbolair, na Florida, nos Estados Unidos (na imagem abaixo).
Em 2017, Travolta anunciou a doação de seu 707 ex-Qantas (avião que também já pertenceu a Frank Sinatra e o bilionário Kirk Kirkorian) ao Historical Aircraft Restoration Society da Austrália, que planeja expor o modelo ao público. Porém, a pandemia de Covid-19 atrasou os planos de manutenção e restauração da aeronave, que estaria estacionado no Aeroporto Brunswick Golden Isle, no estado da Georgia, desde então.