A ATR realizou o primeiro voo de um ATR 42-600S com uma configuração STOL parcial na quarta-feira. A nova variante da aeronave turboélice será capaz de decolar e pousar em pistas mais curtas, com 800 a 1000 metros de comprimento.
A fabricante sediada em Toulouse, no entanto, não detalhou que mudanças foram introduzidas na aeronave de teste, mas afirmou que o ATR 42-600S será equipado com novos equipamentos em seus próximos voos. Entre os itens citados estão um novo computador multifunção (MFC-NG), sistema de freio automático, spoiler e “sistemas de classificação de decolagem aumentados”.
A configuração final do ATR 42 STOL será concluída no final do ano quando a aeronave receberá um novo leme, de maiores dimensões. A companhia pretende iniciar o processo de certificação do turboélice em 2023.
Até o momento, a ATR possui 20 compromissos de compra de companhias aéreas e empresa de leasing pela nova versão, destinada a permitir operações em aeroportos com pistas curtas ou em altitudes mais elevadas.
Segundo a empresa, há cerca de 500 aeroportos no mundo com características em que o ATR 42-600S poderá ser usado.