Um turboélice ATR 42-500 da companhia aérea Precision Air caiu no Lago Victoria próximo ao Aeroporto de Bukoba, na Tanzânia, na manhã deste domingo, 06 de novembro.
A aeronave estava prestes a pousar e acabou afundando parcialmente próxima a borda do lago. Relatos das autoridades confirmavam ao menos 19 mortes entre os 43 ocupantes – 39 passageiros e quatro tripulantes.
O Aeroporto de Bukova possui uma pista de 1.385 metros de comprimento e o tempo no momento da queda era considerado ruim.
O voo PW 494 havia partido de Dar es Salaam e caiu às 8h53 (horário local), segundo a Precision Air, que afirmou ter enviado uma equipe ao local para providenciar assistência aos familiares das vítimas.
Em vídeos da mídia local, era possível ver pessoas puxando a aeronave com um cabo para perto da margem do lago, que fica no norte do país, na divisa com Uganda e o Quênia.
O ATR 42-500 matrícula 5H-PWF era relativamente novo, tendo voado pela primeira vez em agosto de 2010 e entregue para a própria Precision Air.
A empresa aérea é a maior da Tanzânia foi fundada em 1993 e opera com outros seis ATR, cinco deles do modelo ATR 72-500.